Karolina Muchova resiste a uma ode ao ténis e é a primeira finalista de Roland-Garros

A variedade de Karolina Muchova impôs-se ao poder de Aryna Sabalenka e a checa derrotou a bielorrussa após salvar um match point e recuperar de 2-5 na terceira partida para se tornar na primeira finalista de Roland-Garros, onde jogará a primeira final da carreira em torneios do Grand Slam.

O contraste de estilos que tomou conta do Court Philippe-Chatrier prolongou-se por 3h13 e tornou-se num dos melhores encontros não só desta edição, como de toda a temporada e até dos últimos anos. No final, a número 43 mundial resistiu e assinou a vitória com os parciais de 7-6(5), 6-7(5) e 7-5.

Durante as primeiras duas partidas houve apenas um momento em que se verificou uma diferença de dois jogos no marcador, rapidamente anulada por Sabalenka ao recuperar do break sofrido a abrir o segundo parcial (e que deixara Muchova bem posicionada para a vitória). Mas o terceiro set arrancou muito bem para a bielorrussa, campeã do Australian Open no início da época, que aparentou estar mais fresca — a checa sentiu cãibras e revelou dificuldades em movimentar-se — e preparada mentalmente para a ocasião.

Depois de ameaçar (quatro break points) logo à primeira oportunidade, a bielorrussa concretizou mesmo o break no terceiro jogo de resposta e pouco depois já liderava por 5-2, uma vantagem confortável, inédita em todo o embate, que parecia ser suficiente para garantir uma segunda final consecutiva em torneios do Grand Slam.

Mas a partir do momento em que se viu confrontada com o feito Sabalenka congelou e entrou numa espiral de erros (em especial com o serviço e a pancada de esquerda) que ofereceu a Muchova uma janela para acreditar. E a checa, mesmo com dificuldades em movimentar-se, agarrou-se a ela com unhas e dentes, anulando um match point ao 2-5 e apostando uma vez mais no seu ténis variado para desconcertar a adversária e construir uma recuperação que não conheceu retaliação: foram cinco os jogos consecutivos encaixados pela ex-top 20, que assim selou a vitória mais importante da carreira.

Um ano depois de ter deixado Roland-Garros numa cadeira de rodas, Karolina Muchova tornou-se na primeira finalista do torneio do Grand Slam francês, onde terá como derradeira adversária a vencedora do encontro entre a campeã em título, Iga Swiatek, e a já histórica brasileira Beatriz Haddad Maia.

Última atualização às 17h43.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share