Áustria aposta num piso rápido coberto para a receção a Portugal na Taça Davis

Sara Falcão/Federação Portuguesa de Ténis

A seleção nacional portuguesa soube esta sexta-feira que terá de viajar até Schwechat, nos arredores da capital Viena, para discutir o Grupo Mundial 1 da Taça Davis com a Áustria nos dias 15 e 16 de setembro.

Depois de três eliminatórias “em casa”, Portugal discutirá fora de portas a eliminatória que vale uma nova presença nas Davis Cup Qualifiers, após a derrota por 3-1 com a República Checa, em fevereiro, numa ronda que valia o apuramento para a fase final da competição.

Por jogar em casa, a seleção da Áustria teve direito a eleger as condições da eliminatória, optando por bolas Dunlop e um piso rápido coberto (Rebound Ace Synpave) — semelhante àquele em que Portugal recebeu a quarta e última eliminatória entre os dois países, que resultou numa derrota por 4-1 em Guimarães em março de 2016.

A última vitória de uma equipa lusa numa eliminatória da Taça Davis disputada fora de portas em piso rápido deu-se há 10 anos, quando o então capitão Pedro Cordeiro levou João Sousa, Gastão Elias, Pedro Sousa e Rui Machado — o atual selecionador — até à Moldávia (3-2).

Sebastian Ofner (72.º) é o atual número um da Áustria, que tem em Dominic Thiem (ex-número três mundial e atual 91.º) a sua maior estrela. Seguem-se, no ranking, Jurij Rodionov (118.º), Filip Misolic (141.º) e Dennis Novak (159.º), bem como quatro elementos no top 100 mundial de pares: Alexander Erler (38.º), Lucas Miedler (40.º), Sam Weissborn (52.º) e Philipp Oswald (64.º).

Contra a Áustria, Portugal disputará a mesma ronda em que derrotou o Brasil, em setembro de 2022, com o objetivo de regressar às Davis Cup Qualifiers em março de 2024 para então lutar pela inédita e tão desejada presença na fase final da competição. Em caso de derrota, a seleção portuguesa terá de jogar o play-off do Grupo Mundial I na mesma altura.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share