Rublev e Safiullin estreiam-se em quartos de final em Wimbledon

Os russos Andrey Rublev (7.º ATP) e Roman Safiullin (92.º) vão fazer a estreia em quartos de final no torneio de Wimbledon. Os dois venceram os compromissos deste domingo para garantir o apuramento inédito, que no caso particular de Safiullin o leva pela primeira vez aos ‘quartos’ de um torneio do Grand Slam.

No Court Central, Rublev passou por uma verdadeira montanha-russa — a meio da qual assinou este fantástico ponto — para superar o cazaque Alexander Bublik (26.º). O número sete mundial venceu os primeiros dois sets, mas deixou-se apanhar em dois tiebreaks que devolveram Bublik à discussão do resultado. Numa quinta partida, o tenista russo precisou de apenas um break point para marcar a diferença e assegurar o triunfo por 7-5, 6-3, 6-7(6), 6-7(5) e 6-4.

No que toca aos aspetos estatísticos, o número de ases de ambas as partes salta à vista: 21 para Rublev e 39 para Bublik. Também nos winners os dois tenistas mostraram facilidade, com 53 para o russo e 67 para o cazaque. A grande diferença esteve… no número de erros. Bublik ultrapassou os 50 — assinou 52 — e Rublev ficou apenas pelos 21. Para além disso, o serviço que tão fiável foi para o cazaque em vários momentos, também o deixou ficar mal em outros. No total, foram 14 as duplas faltas do menor cotado.

Uma grande surpresa protagonizou depois Roman Safiullin. O número 92 mundial saiu em desvantagem perante o canadiano Denis Shapovalov (29.º), mas agigantou-se para afastar o 26.º cabeça de série com os parciais de 3-6, 6-3, 6-1 e 6-3.

Numa partida equilibrada, a eficácia ditou o desfecho. Shapovalov criou apenas três oportunidades de break e converteu uma, que lhe deu a vitória no primeiro set. Safiullin, por outro lado, dispôs de nove hipóteses para quebrar o serviço do adversário e foi feliz em cinco delas. O russo conseguiu ainda disparar mais winners — 33 contra 30 — e cometer menos erros não-forçados (26 para 32).

Nos quartos de final, Safiullin já sabe que vai medir forças com o italiano Jannik Sinner (8.º), que venceu Daniel Elahi Galán (85.º) por 7-6(4), 6-4 e 6-3. No caso de Rublev, este está ainda a aguardar pelo vencedor do confronto entre o polaco Hubert Hurkacz (18.º) e o sérvio Novak Djokovic (2.º).

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share