Svitolina surpreende Swiatek e iguala melhor resultado em Grand Slams nove meses depois de ser mãe

Elina Svitolina deu à luz em outubro de 2022, regressou à competição em abril de 2023 e esta terça-feira, em pleno mês de julho, igualou o melhor resultado da carreira em torneios do Grand Slam ao apurar-se para as meias-finais de Wimbledon com uma vitória sobre a número um mundial, Iga Swiatek.

Depois de afastar três ex-campeãs de torneios do Grand Slam nas quatro rondas anteriores (Venus Williams na primeira, Sofia Kenin na terceira e Victoria Azarenka na quarta, com Elise Mertens na segunda eliminatória a ser a excessão), a tenista ucraniana adicionou mais um capítulo dourado à campanha no All England Club ao afastar a melhor tenista da atualidade.

7-5, 6-7(5) e 6-2 foram os parciais do triunfo, mas a vitória de Svitolina até podia ter acontecido mais cedo. Afinal, Swiatek precisou de servir por duas vezes para se manter no encontro durante a segunda partida e já no tie-break a ucraniana liderou por 4-1 antes de perder seis dos últimos sete pontos.

À imagem do que aconteceu nos encontros que fizeram dela campeã em Estrasburgo (regressou aos títulos no circuito WTA pouco mais de um mês após voltar a competir) e que logo a seguir a levaram aos quartos de final de Roland-Garros, Svitolina voltou a apresentar um ténis extremamente agressivo.

Destemida apesar do currículo e momento de forma da adversária (14 vitórias consecutivas), Svitolina exerceu pressão no serviço de Swiatek, resistiu às direitas fulminantes da tenista polaca e teve paciência mesmo quando recebeu retaliação do lado oposto da rede. E, apoiada numa pancada de serviço consistente e mais agressiva do que nunca, resistiu para assinar a sétima vitória da carreira perante uma líder do ranking.

Três anos depois de ter alcançado, precisamente em Wimbledon, as primeiras meias-finais da carreira em torneios do Grand Slam (meses depois fê-lo também no US Open), Elina Svitolina igualou a melhor campanha da carreira a este nível. E agendou encontro com Marketa Vondrousova, a jogadora que a derrotou nas meias-finais dos Jogos Olímpicos de Tóquio que terminou como medalhista de bronze.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share