Dois top 70 na frente do elenco do terceiro Porto Open Challenger

O húngaro Marton Fucsovics e o francês Quentin Halys lideram a lista de inscritos na terceira edição do Porto Open enquanto etapa do ATP Challenger Tour. Organizado pela Associação de Ténis do Porto com os apoios da Federação Portuguesa de Ténis e da Câmara Municipal do Porto, o maior torneio da cidade invicta acontecerá no Complexo de Ténis do Monte Aventino entre os dias 30 de julho e 6 de agosto e desta vez como Challenger 125, uma das duas categorias mais importantes e dotada de 145.000 euros em prize-money.

Número 54 do ranking mundial, Marton Fucsovics é o jogador com melhor classificação no elenco deste Porto Open e tem um currículo recheado de resultados interessantes: para além de ter sido 31.º classificado em março de 2019, o jogador nascido em Nyiregyhaza (mais perto das fronteiras com Eslováquia, Ucrânia e Roménia do que da capital Budapeste) venceu o ATP 250 de Genebra em 2018 e foi finalista do ATP 250 de Sófia em 2019.

Mas foi dois anos mais tarde, em fevereiro de 2021, que disputou a decisão mais importante ao sagrar-se vice-campeão do ATP 500 de Roterdão, onde só perdeu para Andrey Rublev. Meses depois, conseguiu a desforra do russo em Wimbledon, onde celebrou uma das três vitórias da carreira contra adversários do top 10 mundial a caminho dos oito melhores num dos quatro maiores torneios do calendário pela primeira vez na carreira.

Fucsovics, aliás, já inscreveu o nome na segunda semana de quatro torneios do Grand Slam ao alcançar por duas vezes a quarta ronda do Australian Open (2018 e 2020) e uma em Roland-Garros (2020), campanhas que superou ao tornar-se quartofinalista de Wimbledon nesse ano de 2021, tendo ainda alcançado a terceira eliminatória do US Open em 2020.

O segundo classificado na lista de inscritos é Quentin Halys (65.º do ranking), finalista da primeira edição do Porto Open Challenger, em 2021, e que este ano não só já brilhou em Portugal, como assinou as melhores campanhas da carreira a todos os níveis.

Já depois de ter feito quartos de final no ATP 250 de Auckland e terceira ronda do ATP Masters 1000 de Miami (uma categoria onde nunca tinha vencido num quadro principal), assinou vitórias contra Nuno Borges, Roberto Bautista Agut e Dominic Thiem no Millennium Estoril Open para atingir pela primeira vez as meias-finais de um torneio no circuito principal. Mais recentemente, também se destacou em Wimbledon ao inscrever o nome na terceira ronda de um ‘Major’ pela primeira vez.

Benjamin Bonzi (107.º e finalista dos ATP 250 de Pune e Marselha este ano) e Hugo Grenier (135.º) seguem-se na lista de cabeças de série provisórios e ajudam a que França seja o país mais representando na lista de inscritos, em que também constam Laurent Lokoli (186.º), Antoine Escoffier (188.º), Terence Atmane (250.º) e Pierre-Hugues Herbert (450.º), que já foi top 40 de singulares e se tornou num dos melhores jogadores de pares das últimas décadas (23 títulos, entre eles o Grand Slam de carreira, o ATP Finals e a Taça Davis).

A fechar a lista do quadro principal surge ainda Altug Celikbilek, turco que foi o surpreendente campeão das duas primeiras edições do Porto Open como torneio Challenger e que já foi 154.º do ranking, mas que atualmente ocupa o 292.º lugar.

A comitiva lusa é liderada por Frederico Silva (196.º), para já o único representante nacional confirmado no quadro principal por ter sido o único a obter entrada direta, mas que deverá receber a companhia de alguns compatriotas após a atribuição dos três wild cards à disposição da organização.

Seguem-se Gonçalo Oliveira (269.º e em grande destaque com seis títulos ITF já conquistados este ano) e Gastão Elias (346.º) na lista dos 20 primeiros alternates à lista provisória do quadro principal, enquanto no qualifying estão já confirmados Henrique Rocha (377.º), João Domingues (497.º) e Jaime Faria (538.º).

Esta é a terceira edição consecutiva do Porto Open como torneio do ATP Challenger Tour, mas entre todas as formas e categorias o maior torneio internacional de ténis da cidade invicta já vive a 24.ª edição e em 2023 celebra-a na máxima força ao contar com três provas distintas distribuídas por três semanas — este domingo concluiu-se o Porto Open W40 – Level Up, um torneio feminino de 40.000 dólares que subiu o patamar em relação aos anos anteriores, e de 23 a 30 de julho o mesmo local será palco do Porto Open M25 – Next Gen, um torneio masculino de 25.000 dólares que dará a vários jovens nacionais e internacionais a oportunidade de amealharem pontos importantes ao mesmo tempo que ensaiam a participação no Porto Open Challenger 125 — um dos três torneios Challenger mais importantes alguma vez realizados em Portugal.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share