Chegou como prodígio, sai como campeã: Alina Korneeva vence o maior Figueira da Foz Ladies Open de sempre

Beatriz Ruivo/FPT

FIGUEIRA DA FOZ — 49 minutos bastaram para Alina Korneeva confirmar as previsões e conquistar o título mais importante de uma curta, mas já tão promissora carreira no Figueira da Foz Ladies Open, que à sétima edição subiu ao patamar de 100.000 dólares e dividiu com o Oeiras Ladies Open de abril no estatuto de prova feminina mais importante dos últimos nove anos em Portugal.

O Tennis Club da Figueira da Foz encheu para a decisão deste domingo, que presentou as várias centenas de espetadores que lotaram as bancadas com um espetáculo de sentido único: 6-0 e 6-0 foram os parciais que deram à jovem de apenas 16 anos (número um mundial de juniores, que ainda nem é o seu escalão) a vitória contra Carole Monnet, francesa de 21 anos que ocupa o 186.º lugar do ranking mundial.

Apesar da tenra idade, Korneeva já é considerada um dos maiores talentos do circuito mundial feminino. Foi com esse estatuto que chegou ao Tennis Club da Figueira da Foz, muito por conta dos dois títulos que conquistou, ainda com 15 anos, nos torneios júnior do Australian Open e de Roland-Garros (ainda atingiu as meias-finais em Wimbledon), mas também pela escalada que ao mesmo tempo já ia protagonizando entre as crescidas e que lhe permitiu chegar a Portugal próxima da melhor classificação da carreira (como número 326 mundial depois de ter sido 321).

Esse registo será largamente superado graças à campanha que assinou durante a semana. Tudo começou no qualifying, mas foi já no quadro principal que enfrentou o maior desafio, ao anular um match point a caminho de uma dramática vitória por 7-5, 5-7 e 7-6(4) contra a segunda cabeça de série, Harriet Dart (134.ª e ex-top 100), que se traduziu na melhor da carreira em encontros completos.

No pouco tempo que houve de final, a receita de Korneeva foi a mesma dos dias anteriores: um ténis reto, extremamente sólido desde a linha de fundo e sobretudo apoiado numa pancada de esquerda que levou Monnet ao desespero tal foi a incapacidade de neutralizar o poder de fogo da jovem nascida em Moscovo.

O Figueira da Foz Ladies Open foi apenas o 14.º torneio profissional que Alina Korneeva disputou e tornou-se no terceiro em que acabou a semana como campeã: depois de um 15.000 dólares em Casablanca (Marrocos) em 2022 e de um 60.000 dólares em Pretória (África do Sul), este 100.000 dólares foi de longe o mais importante, até porque nunca tinha competido nesta categoria, e vai permitir-lhe subir do 326.º para o 219.º lugar do ranking já na segunda-feira.

Última atualização às 15h17.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share