Gastão Elias volta dois meses e meio depois com vitória sobre top 100 no Porto Open

Porto Open

PORTO — Os problemas físicos afastaram Gastão Elias de grande parte dos primeiros sete meses da época, mas esta terça-feira o tenista português voltou a sorrir ao afastar o primeiro cabeça de série do Porto Open, Quentin Halys (73.º), por 7-5 e 7-5 rumo à segunda ronda daquele que é apenas o segundo torneio que disputa nos últimos quatro meses.

Apesar da falta de ritmo, o tenista da Lourinhã não deu sinais de ter perdido as sensações de competição e exibiu-se de igual para igual com o cabeça de cartaz da prova, que foi finalista há dois anos e esta época regressou à cidade invicta com um estatuto totalmente diferente pelos resultados que assinou nos últimos meses (entre os quais a quarta ronda no ATP Masters 1000 de Miami, a meia-final no Millennium Estoril Open e a terceira ronda em Wimbledon).

A fraca prestação de Halys na pancada de serviço (só colocou 48% das primeiras bolas) ajudou Elias a assinar a 44.ª vitória da carreira contra um adversário do top 100 — segunda do ano (já tinha superado Jaume Munar em Girona, a caminho da final de que teve de desistir e na qual agravou a lesão crónica deste ano na perna direita) e apenas quarta dos últimos cinco anos.

Foi, aliás, com três duplas faltas que o gaulês de 26 anos abriu caminho a que o jogador da casa voltasse a quebrar o serviço na primeira partida, já depois de ter anulado um set point, para logo a seguir se adiantar no marcador.

Com a confiança reforçada e uma grande solidez do fundo do court, Elias explorou as quebras de concentração e a direita menos afinada de Halys até consumar o primeiro triunfo em quadros principais desde a semana agridoce em Girona no final de março, quando atingiu a referida final da qual teve de desistir e que esteve na origem da longa paragem que se seguiu.

Gastão Elias foi o quarto português a avançar para a segunda ronda do quadro principal do Porto Open, repetindo os passos de João Sousa (na véspera), Jaime Faria e Gonçalo Oliveira, já esta terça-feira. Eliminado um francês, o tenista da Lourinhã terá pela frente outro: Jules Marie, que está embalado no Complexo Desportivo do Monte Aventino e depois de ter conquistado um torneio ITF de 25.000 dólares no domingo voltou a vencer, agora já no nível Challenger, ao aplicar os parciais de 6-3 e 6-4 a Benjamin Lock, do Zimbabué.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share