Depois de Washington, Cincinnati: Coco Gauff conquista maior título da carreira na véspera do US Open

Os tempos em que Coco Gauff apresentou dificuldades muito comprometedoras na pancada de direita já lá vão e este domingo, duas semanas depois de ter conquistado o maior título da carreira no WTA 500 de Washington, a norte-americana de 19 anos superou-se e venceu o WTA 1000 de Cincinnati. Foi a nona vitória consecutiva nos Estados Unidos da América, onde terá como próximo desafio um US Open para o qual acaba de elevar significativamente as expetativas.

Em casa, com todo o público do seu lado e perante uma Karolina Muchova muito desgastada pelos quatro encontros anteriores em três sets, a norte-americana levou a melhor numa final praticamente de sentido único graças aos parciais de 6-3 e 6-4 assinados ao cabo de 1h56.

Frente a frente estiveram as duas jogadoras que eliminaram as duas melhores classificadas da atualidade nas meias-finais (Gauff venceu Iga Swiatek pela primeira vez em oito duelos, Muchova repetiu a surpresa de Roland-Garros contra Aryna Sabalenka) e que em Cincinnati mediram forças pela primeira vez.

No final, falou mais alto a disponibilidade física e mental de Gauff, que foi a mais consistente das duas jogadoras (apenas 16 erros não forçados para 35 de Muchova) apresentou um excelente nível na pancada de serviço para sobreviver aos momentos mais importantes, com exceção da primeira ocasião em que serviu para a vitória.

Durante o primeiro set, a norte-americana batalhou desde a linha de fundo para contrariar a tendência ofensiva de Muchova, que gosta de subir à rede, e só permitiu à adversária checa quatro winners.

Mais desgastada, a tenista da República Checa revelou menos disponibilidade do que nos dias anteriores para lutar pela vitória que lhe daria o seu maior título, mas ainda foi capaz de salvar três match points a caminho de um break que ameaçou o desfecho do encontro, só que a reação da adversária foi imediata e colocou um ponto final na discussão.

Desde que perdeu na primeira ronda de Wimbledon, onde se apresentou ao mundo em 2019, Coco Gauff venceu 11 dos últimos 12 encontros (entre os títulos em Washington e Cincinnati alcançou os quartos de final em Montreal) e ergueu os dois títulos mais importantes de uma carreira que já conta com cinco troféus de campeã — números que fazem dela a primeira adolescente tão titulada desde Caroline Wozniacki em 2009.

Apesar da vitória, Muchova fará a estreia no top 10 mundial (precisamente na 10.ª posição) já na segunda-feira, enquanto Gauff subirá um lugar até ao sexto posto, a dois da melhor classificação de sempre.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share