Paulo Travassos e Luísa Gouveia seguem para os quartos de final do Campeonato do Mundo de Veteranos

Sara Falcão/FPT

Os portugueses Paulo Travassos e Luísa Gouveia continuam a vencer e na tarde desta quarta-feira carimbaram o apuramento para os quartos de final dos quadros principais de singulares do Campeonato do Mundo Individual de Veteranos. Organizado pela Federação Portuguesa de Ténis com o apoio da Federação Internacional de Ténis, o torneio decorre até 26 de agosto no Complexo Desportivo do Jamor, em Oeiras.

Com o objetivo assumido de conquistar pela primeira vez o título em singulares, Paulo Travassos (27.º cabeça de série) liderava por 4-0 e 40-0 quando o norte-americano Alexander Behar desistiu, lesionado.

Desta forma, o tenista português apurou-se para os quartos de final de singulares do quadro masculino de +60 e colocou-se a um triunfo de assegurar a conquista de uma medalha.

Para garantir esse feito, terá de passar pelo australiano Bruce Ferguson, que tem a seu cargo o estatuto de nono pré-designado.

Depois de competir em singulares, Paulo Travassos regressou à ação ao lado de João Freitas, com quem alcançou a prata no escalão de +55 há quatro anos, também no Jamor, e falhou o apuramento para os encontros de medalhas ao perder por 6-4 e 6-2 com o sueco Peter Jetzel e o polaco Ireneusz Maciocha.

Fustigada a oportunidade de conquistar uma medalha ao lado do amigo, o tenista português ainda disputou mais um encontro nesta jornada tripla e nos pares mistos reencontrou-se com o sabor das vitórias: juntamente com a sueca Magdalena Sekkenes, com quem defende o título mundial conquistado há um ano, superou os alemães Mechthild Boden e Arne Baier por 6-3 e 6-2 para seguir para os quartos de final do escalão de +55.

Os próximos adversários serão Jenny Tielman van Nunen (Suécia) e Robert Rutten (Países Baixos).

Na competição feminina, Luísa Gouveia também conseguiu inscrever o nome nos quartos de final de singulares +60: atualmente no nono lugar do ranking mundial, a tenista portuguesa resistiu a dois sets levados a tie-breaks e superou a italiana Laura de Vittori (sétima favorita) por 7-6(0) e 7-6(4) para registar a terceira vitória individual da semana.

Nos quartos de final, a jogadora “da casa” terá como adversária a norte-americana Fran Chandler, quarta pré-designada.

Nos pares, a campanha de Luísa Gouveia terminou nos quartos de final ao lado da grega Gabriella Precup, com quem perdeu por 7-5 e 6-1 frente às norte-americanas Vicki Buholz e Gayle Prejean.

Quinta-feira, às 10h, Paulo Travassos e Luísa Gouveia tentarão garantir medalhas nesta edição do Mundial ao alcançarem as respetivas meias-finais de singulares. Mais tarde, nunca antes das 16h, Travassos procurará o mesmo na variante de pares mistos.

Este é o terceiro ano em que a Federação Portuguesa de Ténis organiza o Campeonato do Mundo de Veteranos: em 2019 recebeu os escalões de +50, +55 e +60, em 2022 acolheu as provas de +30, +35, +40 e +45 e em 2023 as de +55 e +60.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share