Quarteto norte-americano segue para a terceira ronda em Flushing Meadows

Taylor Fritz, Frances Tiafoe, Tommy Paul e Ben Shelton seguiram todos para a terceira ronda do US Open no decorrer da jornada desta quarta-feira, que apesar de frutífera esteve longe de ser totalmente positiva para a vasta comitiva norte-americana devido às eliminações de Christopher Eubanks e Mackenzie McDonald.

Mais cotado entre os jogadores da casa que lutam pelo título no quadro masculino, Fritz só precisou de 1h41 para superar o peruano Juan Pablo Varillas por 6-1, 6-2 e 6-2 num encontro de sentido único em que expôs as dificuldades do adversário sul-americano em hard courts.

O nono cabeça de série assinou a segunda vitória consecutiva com apenas cinco jogos perdidos (antes vencera o compatriota Steve Johnson por 6-2, 6-1 e 6-2) e igualou a melhor campanha da carreira no US Open (2018 e 2020), onde ainda não conseguiu explodir para a ribalta.

Desta vez, será o claro favorito a ir pelo menos um passo mais longe, dado que do outro lado da rede terá Jakub Mensik. O checo de 17 anos ocupa o 206.º lugar do ranking, veio do qualifying e tornou-se no mais novo desde Fabrice Santoro, em 1990, a chegar à terceira eliminatória ao vencer o francês Titouan Droguet (também ele um qualifier) por 3-6, 6-2, 7-6(1) e 6-3.

No mesmo court, mas um par de horas antes, Ben Shelton liderava por 7-6(1) e 1-0 quando viu o austríaco Dominic Thiem desistir.

O primeiro set foi não só equilibrado, como um dos melhores de todo o torneio, mas aós uma ida ao balneário o ex-número três mundial regressou a queixar-se na direção da equipa técnica, dizendo que não conseguiu vomitar. Depois, chamou o médico do torneio, explicou-lhe que passou a noite a vomitar e evidenciou claros sinais de desconforto (já tinha desistido do ATP 250 de Winston-Salem por causa de uma gastroenterite) antes de tomar a decisão que minutos antes ficara claro ser a correta.

Esta ocorrência ajudou Shelton a celebrar vitórias consecutivas pela primeira vez desde… o Australian Open, em janeiro, onde chegou de forma surpreendente aos quartos de final.

Para o jovem de 20 anos, que há um ano foi travado pelo português Nuno Borges na primeira ronda, segue-se Aslan Karatsev. Atualmente no 77.º lugar, o russo aproveitou uma secção desfalcada pela derrota precoce do dinamarquês Holger Rune e superou o espanhol Roberto Carballes Baena por 6-2, 4-6, 6-3 e 7-6(4).

Frances Tiafoe também não sentiu dificuldades e, em plena sessão noturna no Artur Ashe Stadium, só precisou de 92 minutos para bater o austríaco Sebastian Ofner (carrasco de Nuno Borges este ano) por claros 6-3, 6-1 e 6-4. Segue-se Adrian Mannarino, 22.º cabeça de série.

Bem mais difícil foi o dia de Tommy Paul: o número 14 mundial esteve a perder por dois sets a zero e precisou de aplicar-se para dar a volta ao russo Roman Safiullin num encontro que resgatou graças aos parciais de 3-6, 2-6, 6-2, 6-4 e 6-3 para chegar pelo segundo ano consecutivo à terceira ronda.

A partir daqui à procura de território desconhecido, o jogador da casa medirá forças com Alejandro Davidovich Fokina. O espanhol é o 21.º pré-designado e chegou à terceira fase com duas vitórias em dois sets, a mais recente por 6-1, 6-4 e 6-3 contra Juan Manuel Cerúndolo.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share