O desejo de vitória ajudou o russo Daniil Medvedev a carimbar o apuramento para os quartos de final do US Open pela quarta vez nos últimos cinco anos.
Três semanas depois de ter perdido, no ATP Masters 1000 de Toronto, um segundo encontro consecutivo com Alex de Minaur, o moscovita conseguiu ultrapassar um mau arranque e deu a volta ao número 13 mundial para triunfar por 2-6, 6-4, 6-1 e 6-2.
Campeão em 2021 e atualmente no terceiro posto da hierarquia, Medvedev passou ao lado do primeiro set e nada pôde fazer perante um adversário que reagiu melhor às condições quentes e extremamente húmidas.
O russo foi apenas uma miragem da sua melhor versão e só conseguiu apontar três winners, nunca causando dificuldades ao australiano e chegando a pedir um inalador ao médico do torneio.
Mas a tónica do encontro mudou por completo no arranque do segundo set, com um tweener bem executado. Medvedev ganhou esse ponto, pediu o apoio do público e começou a construir a recuperação com base num aumento da confiança, mostrando conforto para discutir trocas de bolas prolongadas.
De Minaur, que está a viver a melhor época da carreira e tem a estreia no top 10 no horizonte, nunca deitou a toalha ao chão e procurou soluções, mas sofreu uma quebra no rendimento físico e deixou de ser capaz de causar dificuldades a Medvedev, que a partir da terceira partida tornou a conclusão do duelo num mero proforma.
Esta foi a quinta vitória de Daniil Medvedev em sete encontros com Alex de Minaur, que tinha vencido os dois mais recentes, e permitiu ao russo de 27 anos marcar encontro com o compatriota Andrey Rublev, contra quem também lidera por 5-2.
Medvedev tentará alcançar as meias-finais em Nova Iorque pela quarta vez, enquanto Rublev vai jogar os quartos de final de um torneio do Grand Slam pela nona vez e tentar fazer o que até agora nunca conseguiu.