SINTRA — Henrique Rocha ergueu o quarto título de singulares da temporada e da carreira ao completar uma semana perfeita na Beloura Tennis Academy, em Sintra, e ao fazê-lo apontou ao objetivo que o move desde o início da época e que depois desta campanha ficará mais perto do que nunca de alcançar: a entrada no top 300.
Em declarações ao Raquetc depois de derrotar Sebastian Fanselow por 6-2 e 6-3, o jovem português de apenas 19 anos começou por destacar o progresso ao longo da semana: “Estou muito contente, tive uma boa semana em que fui melhorando bastante ao longo dos encontros. Hoje esteve mais vento do que nos outros dias e não foi o meu melhor jogo, mas soube lidar com isso e estou muito contente com o torneio que fiz, mas também com esta época.”
Sobre as condições — vento muito forte e irregular e também alguma chuva — que marcaram a decisão deste domingo, Rocha reconheceu que a paragem forçada, numa altura em que até já estava por cima no marcador, foi fundamental: “Não entrei muito pronto para o vento. Sabia que ia estar assim, mas quando estás a jogar, é uma final e está esta ventania torna-se difícil lidar. Entrei demasiado desconcentrado e falador, por isso a pausa por causa da chuva ajudou-me a pensar no que podia fazer melhor. Quando voltei não falei uma única vez e comecei a ajustar-me às condições e a jogar com o vento, o que fez a diferença.”
O título em Sintra seguiu-se aos que já tinha ganho em Vila Real de Santo António, Mungia e Bakio e assegurou nova subida a Henrique Rocha, que no dia 25 de setembro estará pela primeira vez entre os 330 primeiros do ranking, mais de 500 posições à frente daquela com que deu início (850.ª) ao ano de 2023.
Ano esse que começou com o objetivo que agora está muito bem encaminhado para superar: “Na pré-época coloquei como objetivo chegar ao top 300. Sabia que era ambicioso e ainda me faltam alguns lugares para o atingir, mas agora estou encaminhado para o fazer e assim que o conseguir vou definir outro objetivo na minha cabeça porque quero continuar a subir”, colmatou.
De Sintra, Henrique Rocha seguirá para Setúbal, onde já na próxima semana joga um outro ITF de 25.000 dólares em piso rápido, e depois irá a jogo em dois torneios Challenger em terra batida: primeiro em Braga, depois em Lisboa.