Francisca Jorge fica à porta da final de singulares do Del Monte Lisboa Belém Open

Sara Falcão/FPT

LISBOA — Seis meses depois de ter disputado a maior final da carreira no ITF de 60.000 dólares de Oeiras, a portuguesa Francisca Jorge (269.ª) ficou a dois pontos de reservar um lugar na final do ITF de 40.000 dólares do CIF, o Del Monte Lisboa Belém Open, do qual se despediu com uma derrota in extremis frente à segunda cabeça de série.

Tal como nos três duelos anteriores, a melhor tenista lusa da atualidade voltou a precisar de discutir três partidas e por muito pouco não repetiu a celebração, dado que liderou o tie-break decisivo por 5-2 antes de ver a ucraniana Katarina Zavatska (194.ª e ex-103.ª) triunfar nos últimos cinco pontos para selar a vitória por 6-4, 3-6 e 7-6(5).

Apesar do desgaste causado pelas prestações anteriores, a tenista de Guimarães nunca baixou os braços e nem quando se viu a perder por um set e um break (6-4 e 2-0) saiu do encontro. Frente a frente com uma jogadora da mesma idade, mas que já esteve às portas do top 100, Francisca Jorge procurou ser agressiva e encontrou réplica do outro lado da rede, o que fez com que as duas se mantivessem próximas no marcador até ao final.

Depois de recuperar para conquistar a segunda partida (venceu seis dos últimos sete jogos), a número um portuguesa liderou por três vezes com um break de vantagem no terceiro set, a última das quais graças a duas duplas faltas de Zavatska que a deixaram a servir para a vitória a 5-4. Com o bilhete para a final na raqueta, a tenista do Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa sentiu o momento, mas ainda forçou um tie-break e a reação ao tira-teimas esteve perto de ser perfeita, pois liderou por 5-2 para ficar a dois pontos da vitória, só que a ucraniana puxou da experiência, não acusou o nervosismo e foi corajosa quando mais tinha de o ser, sendo recompensada com a vitória ao cabo de 2h41.

Entre os quatro encontros de singulares que disputou no Del Monte Lisboa Belém Open, Francisca Jorge passou 9h36 no court e despediu-se do CIF com importantes 25 pontos que na próxima segunda-feira lhe permitirão superar o melhor ranking da carreira e ficar às portas do top 250.

Com o objetivo de jogar pela primeira vez o qualifying de um torneio do Grand Slam já na próxima época, a melhor tenista portuguesa da atualidade rumará ao Algarve para disputar mais um ITF de 40.000 dólares, mas em piso rápido e na Quinta do Lago, em Loulé.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share