The Campus Carby VW Ladies Open começa este domingo e conta com 10 portuguesas no elenco

A segunda e mais importante edição do The Campus Carby VW Ladies Open acontece entre os dias 8 e 15 de outubro e contará com 10 tenistas portuguesas, cinco delas em ação já este domingo num quadro de qualificação com representantes de 17 países. Organizado pelo The Campus — o complexo multidesportivo que está situado no coração da Quinta do Lago — com o apoio da Federação Portuguesa de Ténis, o torneio pertence à categoria de 40.000 dólares e entrega 70 pontos WTA à campeã.

Com 32 jogadoras em busca dos oito “bilhetes” disponíveis para o quadro principal, o qualifying conta com a presença da número dois nacional, Matilde Jorge (554.ª classificada no ranking WTA), que devido às limitações do circuito feminino já não pode receber mais wild cards esta época.

A jovem de 19 anos terá como primeira adversária a eslovaca Viktoria Morvayova (485.ª e 14.ª cabeça de série).

Tal como ela, também Sara Lança (1060.ª) entrou diretamente na fase de qualificação. A jogadora de 26 anos jogou recentemente as segundas meias-finais internacionais da carreira ao somar três vitórias em Monastir e no The Campus iniciará a luta por um lugar no quadro principal frente à alemã Kathleen Kanev, nona favorita fruto do 403.º posto na hierarquia.

A comitiva portuguesa na fase de qualificação fica completa com os nomes de três jogadoras que foram convidadas pela organização: Milla Sequeira, que terá como primeira adversária a francesa Manon Leonard (437.ª), Amália Suciu, a quem caberá a difícil tarefa de superar a primeira cabeça de série Antonia Ruzic (268.ª), e Carla Tomai, sorteada contra a britânica Eden Silva (364.ª).

Este quinteto luso tentará chegar a um quadro principal (apenas sorteado na segunda-feira) em que Francisca Jorge entrou por mérito próprio.

Atualmente no 267.º posto do ranking, a melhor tenista portuguesa da atualidade chegará ao The Campus embalada pela boa campanha em Lisboa, onde atingiu as meias-finais de uma prova da mesma categoria, e motivada para igualar e melhorar a prestação de há um ano, quando atingiu a penúltima ronda desta prova — então da categoria inferior (25.000 dólares).

A lista de convidadas tem como destaque Ana Filipa Santos. Quase um ano depois de romper o ligamento cruzado anterior e fraturar o menisco interno do joelho esquerdo, a tenista de Santiago do Cacém (teve como máximo de carreira o 832.º lugar alcançado em julho de 2019) voltará a competir internacionalmente no The Campus.

A ela juntaram-se a campeã nacional de sub 18, Maria Garcia (1364.ª WTA), a vice-campeã, Carolina Mesquita, e ainda Maria Beatriz Teixeira.

Portugal, Espanha, França, Alemanha, Grã-Bretanha, Áustria, Croácia, Países Baixos, Grécia, Suécia, Dinamarca, Polónia, Letónia, Eslováquia, Rússia, Argélia e Brasil são os países representados na fase de qualificação do The Campus Carby VW Ladies Open.

Organizado entre os dias 8 e 15 de outubro, o The Campus Carby VW Ladies Open será o primeiro de três torneios internacionais femininos a acontecerem de forma consecutiva no Algarve.

E será não só o mais importante dessa sequência, como o mais importante de sempre do circuito feminino a realizar-se nesta região do país, onde até agora apenas tinham acontecido provas até à categoria de 25.000 dólares.  Mesmo considerando todos os torneios internacionais (femininos e masculinos) já realizados no Algarve, o The Campus Carby VW Ladies Open 2023 mantém-se como um dos mais importantes de sempre, apenas superado em pontos e prémios monetários por dois torneios Challenger masculinos que aconteceram no final da década de 80 em Vilamoura

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share