Katarina Zavatska é a nova campeã do Del Monte Lisboa Belém Open

Sara Falcão/FPT

LISBOA — Um fim de semana de suor e lágrimas deu à ucraniana Katarina Zavatska o oitavo título da carreira, segundo do ano e primeiro em Portugal, país que adora e do qual se despede com o troféu de campeã do Del Monte Lisboa Belém Open, o ITF de 40.000 dólares organizado pela Federação Portuguesa de Ténis e a MP Ténis no Club Internacional de Foot-Ball (CIF).

Menos de 24 horas após derrotar Francisca Jorge em três sets, a 194.ª classificada no ranking WTA voltou a resistir e impôs-se com os parciais de 6-3, 2-6 e 7-5 à búlgara Gergana Topalova ao cabo de 2h30.

Com mais soluções do fundo do court e sobretudo um ténis mais agressivo, Zavatska tentou ditar o ritmo da final, mas uma lesão no ombro direito — que a obrigou a ser assitida em duas ocasiões — limitou-a, levando mesmo a ucraniana de 23 anos a servir por baixo em diversas ocasiões.

Topalova estava visivelmente desgastada pelo encontro da véspera, que só venceu em 3h10 e depois de anular sete match points, mas aproveitou os problemas físicos da adversária para regressar à discussão do encontro. A disputar a terceira final de torneios de 40.000 dólares num espaço de poucas semanas, a número dois búlgara tentou prolongar os pontos desde a linha de fundo, obrigando Zavatska a várias deslocações e apostando no lado direito do court para lhe causar dificuldades, mas tal como no dia anterior a resistência da ucraniana voltou a ser decisiva.

Depois de um período de quatro anos sem títulos, Katarina Zavatska ergueu, no Club Internacional de Foot-Ball, o segundo troféu do ano e o terceiro mais importante da carreira (venceu um ITF de 100.000 dólares em 2019 e um de 60.000 dólares já em 2023).

O resultado obtido na terra batida portuguesa permitirá à jovem de Lutsk subir 25 posições na hierarquia WTA, até ao 169.º lugar, cada vez mais próxima do 103.º que alcançou antes da pandemia interromper o circuito mundial em fevereiro de 2020.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share