Masters 1000 de Paris com a Betclic: dos primeiros duelos aos grandes candidatos ao título

Os preparativos estão todos feitos para o arranque do quadro principal do nono e derradeiro ATP Masters 1000 da presente temporada e é com expectativa que se chega a um dos últimos eventos de elite do calendário de 2023. A Betclic volta a cumprir com o que fez nos anteriores torneios da segunda mais elevada categoria do circuito masculino e apresenta uma série de seleções de aposta para a ronda de estreia, para além de explorar os caminhos a percorrer pelos principais favoritos à conquista do título em Paris-Bercy.

Optou por prescindir da série de torneios asiáticos e está longe da competição desde o histórico título do US Open — pelo meio, ainda atuou na Taça Davis — e já se contam pelos dedos de uma mão os dias para o regresso. Novak Djokovic não só ostenta o dístico de destacado candidato ao título, como é também é um dos poucos que se orgulha de já ter vencido naquele palco: não por uma, mas por seis ocasiões. O sérvio é o recordista de títulos do Masters 1000 de Paris e usufrui de um acesso direto à segunda ronda, altura onde fará a estreia diante de Miomir Kecmanovic (55.º) ou Tomas Martin Etcheverry (32.º). Mais pela frente, ‘arrisca-se’ a cruzar com um dos nomes do momento, Ben Shelton (15.º), e já nos quartos de final tem possibilidades de defrontar o campeão em título Holger Rune (6.º), antes de um eventual confronto com Andrey Rublev (5.º) por um lugar na final.

Mas com iguais pretensões de voltar à ribalta está Carlos Alcaraz, figura de destaque da metade inferior do quadro parisiense. O número dois mundial não tem tido a reta final de temporada mais desejada mas parece já se ter visto livre das várias lesões que o atormentaram e fará de tudo para encerrar o ano de forma mais sorridente. Igualmente isento da primeira eliminatória, abre o percurso logo a seguir com o qualifier Roman Safiullin (43.º) ou o convidado Alexandre Muller (84.º) e Stefanos Tsitsipas (7.º) chega-se à frente como sua primeira considerável ameaça a nível teórico. Antes de um ambicionado lugar na final, o jogador de Múrcia poderá ainda necessitar de travar caminho ao ex-campeão Daniil Medvedev (3.º).

Alejandro Davidovich-Fokina vs. Ben Shelton
Odd: 1,39

Está a viver, indiscutivelmente, o melhor momento da ainda curta carreira e é às portas do top 10 que prepara a estreia no último Masters 1000 da temporada. Ben Shelton chega a Paris lançado pela conquista do primeiro título do palmarés, em Tóquio, e aparece em primeiro plano num duelo entre figuras da nova geração que promete ser entusiasmante. O norte-americano quer desafiar Novak Djokovic nos oitavos de final, mas o primeiro passo passa por levar a melhor no compromisso que abre o frente a frente com o atleta de Málaga.

Tommy Paul vs. Richard Gasquet
Odd: 3,70

É de 2007 que data a sua campanha até às meias-finais da prova que se disputa às margens do Sena e o regresso ‘a casa’ pode transformar-se num divisor de águas depois de uma segunda metade de temporada pouco produtiva. Richard Gasquet é um dos convidados da organização para disputar diretamente o quadro principal, mas o sorteio ditou-lhe uma árdua tarefa de eliminar um dos cabeças de série. Ainda assim, o experiente jogador de Beziers contará com o apoio do público gaulês para tentar repetir a proeza escrita na edição de 2022 do Millennium Estoril Open, quando foi mais forte para surpreender diante do norte-americano.

Felix Auger-Aliassime vs. Jan-Lennard Struff
Odd: 1,44

Afastou uma crise de maus resultados com a revalidação do título em Basileia, este fim de semana, e ruma a Paris com a confiança restaurada para concluir a temporada da melhor forma possível. Felix Auger-Aliassime terá um guião bem estruturado para anulas as investidas que serão apresentadas pelo seu primeiro adversário da semana, três anos depois de os dois duelos inaugurais entre ambos terem sido divididos com uma vitória pra cada. Agora, é favorito a vencer para poder marcar encontro com Stefanos Tsitsipas logo na segunda ronda.

Marton Fucsovics vs. Alexander Zverev
Odd: 1,23

Ainda lhe escapa do currículo um título em Paris depois da final alcançada em 2020 e das meias-finais atingidas no ano seguinte, mas o regresso à cidade luz figura-se numa nova oportunidade de alcançar as últimas etapas. Alexander Zverev não quer deixar escapar a oportunidade de voltar a ser um dos selecionados para o ATP Finals e a missão passa primeiramente por suplantar o primeiro obstáculo na próxima terça-feira frente a um adversário com quem nunca antes se cruzou a nível oficial.

Gael Monfils vs. Francisco Cerúndolo
Odd: 1,44

Deslumbrou nas edições de 2009 e 2010, mas em ambas ocasiões viu fugir a chance de se coroar campeão. Gael Monfils volta ao palco de onde saiu finalista vencido por duas vezes consecutivas e atua com ranking protegido na sua cidade natal, onde tem como barreira de abertura desafiar um dos jogadores que mais se evidenciaram ao longo da temporada. O historial aponta ao argentino o triunfo no único anterior teste que os opôs, mas o jogador da casa está determinado a lutar por outro desfecho e o contributo das bancadas poderá ser determinante.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share