OEIRAS — Gabriela Amorim e Salvador Monteiro foram dois dos jogadores em destaque na jornada inaugural do Campeonato Nacional Absoluto/Taça Guilherme Pinto Basto e asseguraram a passagem à última ronda do qualifying do torneio que acontece na nave de campos cobertos do Complexo de Ténis do Jamor, em Oeiras.
Logo pela manhã, Gabriela Amorim tornou-se numa das primeiras vencedoras da 99.ª edição da prova rainha do ténis nacional ao levar a melhor sobre Mariana Paciletti Costa por 6-4 e 6-2.
Com este resultado, a atual campeã nacional de sub 14 apurou-se para a ronda de acesso ao quadro principal, na qual terá como adversária Beatriz Angélico (isenta da eliminatória inaugural graças ao estatuto de quarta cabeça de série).
A jornada deste sábado também contou com vitórias de Beatriz Castro (6-1 e 6-4 frente a Clara Coimbra Mártires), Kika Lima (6-1 e 6-0 sobre Isabel Saura), Leonor Sousa (6-3 e 6-0 perante Alice Rafaela Sotero), Iara Guerreiro Gonçalves (6-0 e 6-0 sobre Alexandra Leitão) e Isabel Gonçalves (6-1 e 6-4 no encontro com Laura Salvado), que assim completaram o elenco da segunda ronda da fase de qualificação.
No quadro masculino, um dos primeiros jogadores a avançar para a segunda ronda do qualifying foi Salvador Monteiro. O campeão nacional de sub 14 do ano de 2022 levou a melhor no duelo com Afonso Almeida ao cabo de duas partidas, por 6-2 e 6-2, e agendou encontro com Guilherme Cruz, que precisou de três sets (4-6, 6-2 e 6-1) para dar a volta a Domingos Sousa Coutinho.
O dia terminou com duas longas batalhas ganhas por Miguel Semedo (com 4-6, 6-2 e 7-6[5] sobre José Miguel Rodrigues) e João Maia (ao dar a volta a Manuel Marques para vencer por 6-7[10], 6-2 e 6-3).
O grupo de jogadores apurados para a última ronda do qualifying ficou completo com os nomes de Tomás Cortez, Guilherme Rosa, Diogo Neves, Francisco Guimarães, Tomás Tenil, Duarte Trocado, Paulo António Silva, Guilherme Manuel, Daniel Lopes Silva, Ricardo Batista, Francisco Vilaça e Tiago Valentim.