O ano de 2023 tem desafiado a paciência de Gastão Elias e foi por causa de mais um contra tempo que o tenista português de 32 anos abdicou de competir em singulares nas últimas semanas, tendo o regresso à competição agendado para este domingo no qualifying do Challenger 75 de Lima, no Perú.
“Senti uma coisa na perna outra vez e disseram-me que era melhor não arriscar porque podia rasgar outra vez”, explicou ao Raquetc depois de abdicar da ida a jogo nos torneios de Curitiba, onde ainda jogou pares, e Guayaquil.
De regresso, Gastão Elias (atualmente no 337.º lugar do ranking) tem a seu cargo o estatuto de 10.º cabeça de série na fase de qualificação de Lima, onde reencontrará um velho conhecido: o brasileiro Daniel Dutra Da Silva, de 35 anos e atualmente no 415.º posto, mas que chegou a estar às portas do top 200 no ano passado.
O encontro deste domingo será o quarto entre ambos, mas o primeiro desde 2010 (!) e fora do circuito ITF.
Se for bem-sucedido, o jogador da Lourinhã discutirá a passagem ao quadro principal ou com o brasileiro João Lucas Reis da Silva (318.º e sexto pré-designado) ou com o wild card Alberto Odiseo Alvarado Berrospi (1280.º).
Depois de Lima, Gastão Elias planeia fechar a época nos Challengers de Montevidéu, no Uruguai, e da Maia, já em Portugal, na última semana pontuável para o qualifying do Australian Open.