Francisca Jorge apura-se para a final do Campeonato Nacional pelo sétimo ano consecutivo

Sara Falcão/FPT

OEIRAS — O favoritismo confirmou-se e Francisca Jorge derrotou Angelina Voloshchuk pelo terceiro ano consecutivo, mas foi com inédita dificuldade que a melhor tenista portuguesa da atualidade o fez para carimbar o apuramento para a final de singulares do Campeonato Nacional Absoluto/Taça Guilherme Pinto Basto pela sétima vez nas últimas sete edições.

O encontro desta sexta-feira foi o quinto entre as duas tenistas portuguesas e tal como os anteriores sorriu à mais cotada, por 7-6(2) e 6-2, mas esteve perto de tornar-se no primeiro a ser decidido em três partidas.

Exatamente um ano após o mais desequilibrado dos confrontos anteriores, Voloshchuk (de 16 anos e número 756 WTA) deixou de parte os estatutos e agarrou-se com unhas e dentes aos primeiros jogos de serviço. Muito consistente do fundo do campo e mais confiante do que nunca frente a Jorge (23 anos e número 272 WTA), a bicampeã nacional de sub 16 conseguiu assinar o primeiro break e serviu para o primeiro set a 5-4, mas na hora da verdade acusou a pressão, cometeu algumas duplas faltas comprometedoras e abriu a porta à recuperação da compatriota.

Com um tie-break ganho de forma autoritária, a número um nacional ganhou embalo e foi rápida a consumar o primeiro break do segundo set. A iniciativa ainda mereceu uma reação de Voloshchuk, só que Jorge foi rápida a reagir e recuperou definitivamente o controlo do embate para vencer em 1h40.

Aos 23 anos, Francisca Jorge voltou a confirmar o favoritismo e apurou-se pela sétima época consecutiva para a final de singulares do Campeonato Nacional Absoluto, onde já soma 26 vitórias seguidas. A jovem natural de Guimarães procura o sétimo troféu de campeã no mesmo número de edições, um feito apenas alcançado por Sofia Prazeres (nove consecutivos) e Leonor Peralta (10).

A final de 2023 será discutida com a vencedora do encontro entre a irmã mais nova, Matilde Jorge, e Inês Murta, duas jogadoras que procuram a quarta final e o primeiro título individual das respetivas carreiras e que já perderam decisões com Francisca Jorge.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share