Henrique Rocha vence braço de ferro de 2h53 rumo à primeira final no Campeonato Nacional

Sara Falcão/FPT

OEIRASHenrique Rocha conseguiu agarrar-se ao estatuto de primeiro cabeça de série e carimbou o apuramento inédito para a final do Campeonato Nacional Absoluto/Taça Guilherme Pinto Basto, mas só ao fim de 2h53 conseguiu desenvencilhar-se de um encontro discutido ao mais alto nível com o ex-finalista Pedro Araújo.

O terceiro frente a frente entre ambos (Araújo venceu o primeiro em dois sets no Circuito Sénior de 2020, Rocha no ITF M25 de Setúbal este ano também em duas partidas) foi o primeiro a ser discutido em três partidas e transformou-se num “festival” de ténis, com os dois a apresentarem um nível muito alto até que a vitória sorriu ao mais cotado dos dois por 7-6(2), 4-6 e 6-1.

Numa semana de estreias, uma vez que nunca tinha ganho qualquer encontro de singulares na prova mais importante do ténis nacional, Rocha precisou de recuperar de um break de atraso na primeira partida (1-4) e já no tie-break venceu os últimos sete pontos (de 0-2) para dar o primeiro passo. Araújo nunca baixou os braços e ao ser capaz de manter o nível foi recompensado com a vitória na segunda partida, mas na terceira, apesar do desgaste físico de parte a parte, o mais novo dos dois portugueses “abriu o livro” e praticou o melhor ténis de toda a semana para se destacar.

Depois de vencer o Campeonato Nacional de Sub 14 em 2018, o de Sub 16 em 2019 e 2020 e o de Sub 18 em 2021 e 2022 (no de Sub 12 foi finalista em 2016), Henrique Rocha qualificou-se pela primeira vez na carreira para a final do Campeonato Nacional Absoluto, a que chegou como primeiro cabeça de série fruto do 281.º lugar no ranking ATP.

O maiato de apenas 19 anos discutirá a final de sábado com um colega de treinos: ou o também parceiro de pares Jaime Faria (426.º ATP e segundo cabeça de série), ou o mais novo João Dinis Silva, que aos 16 anos está pela primeira vez nas meias-finais.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share