Benneteau lança duras críticas ao formato da Billie Jean King Cup: “Isto não pode acontecer, todos os encontros deveriam contar”

ITF

SEVILHA — Já se sabia que Julien Benneteau não era adepto confesso das mudanças que provocaram uma reformulação tanto da Billie Jean King Cup, como da Taça Davis, mas na ocasião da passagem pela Andaluzia voltou a ter razões para demonstrar insatisfação com a reforma. O antigo número 25 mundial, atualmente a desempenhar funções de capitão da equipa feminina francesa, voltou a tecer juízos críticos em relação ao formato adotado pelas provas internacionais — isto depois de ter guiado uma eliminatória onde já nada tinha a ganhar.

No rescaldo à vitória selada frente à Alemanha, o timoneiro evidenciou que nenhuma das seleções a passar esta quinta-feira pelo palco principal no Estádio Olímpico tinha ainda aspirações de seguir em frente: “Não deveria ser possível ter duas eliminatórias no Court Central para nada, num Campeonato Mundial de Ténis, como lhe chamam. Isto não pode acontecer”, sinalizou, antes do confronto entre as também já eliminadas Espanha e Polónia.

Com propostas para contornar esse inconveniente, Benneteau sugeriu que a prova fosse estendida com a adição de uma nova ronda, levando a que apenas quatro das 12 seleções fossem eliminadas na fase de grupos: “Se não querem mudar o formato e preferem manter grupos de três equipas, as duas primeiras deveriam qualificar-se e disputar quartos de final. Assim, todos os encontros seriam a contar.”

Tonificando as críticas já lançadas, o técnico de 41 anos reiterou ainda que o ténis devesse seguir o caminho de outras modalidades, de forma a eliminar encontros ‘mortos’: “Numa fase de grupos, uma derrota não deveria significar a eliminação. No Mundial de futebol ou de râguebi, pode-se perder um encontro e mesmo assim ir longe na competição.”

“Neste formato com três equipas por grupo, é extremamente raro qualificar-se ao perder um dos encontros, não se deveria jogar para nada quando se trata do Campeonato Mundial”, concluiu ainda, em jeito de apelo à Federação Internacional de Ténis, o comandante da seleção francesa, que se viu arredada de sonhar com as meias-finais apesar da vitória conseguida esta tarde.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share