Henrique Rocha confirma favoritismo e sagra-se campeão nacional absoluto pela primeira vez

Sara Falcão/FPT

OEIRASHenrique Rocha chegou ao Campeonato Nacional Absoluto/Taça Guilherme Pinto Basto sem qualquer vitória individual nas participações anteriores, mas ainda assim como o favorito indiscutível apoiado na época de explosão que tem protagonizado no circuito internacional e agarrou-se a esse estatuto para vencer pela primeira vez a prova mais importante do ténis nacional.

Numa decisão entre finalistas inéditos que são, também, colegas de treino (no Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis), parceiros de pares e melhores amigos, e na primeira final masculina na prova rainha do ténis português desde 2018 com os dois primeiros cabeças de série, Henrique Rocha (281.º classificado no ranking ATP) venceu Jaime Faria (426.º) por 6-4 e 6-4.

Mesmo depois de uma meia-final bastante dura, Henrique Rocha aproveitou as boas sensações recentes para somar o quinto triunfo consecutivo sobre o mais velho (20 anos) – para além das três vitórias esta temporada no circuito internacional em solo nacional (Vila Real de Santo António, Beloura e Tavira, sempre a caminho de finais) tinha também prevalecido na discussão do troféu de sub 18 de 2021.

Para novo sucesso numa temporada brilhante (cinco títulos ITF em seis finais), o portuense foi mais paciente e viu Faria cometer alguns erros na tentativa de capitalizar bolas a meio court. O tenista natural de Lisboa (426.º) salvou várias situações de aperto com o seu forte serviço, ainda recuperou no segundo parcial para 4-4, mas foi o atual 281.º ATP (número cinco nacional) a prevalecer em dois sets.

Henrique Rocha junta-se, assim, aos 19 anos a um extenso e glorioso lote de campeões nacionais absolutos e torna-se no 14.º vencedor diferente no século XXI, sucedendo ao amigo Fábio Coelho na galeria eterna do ténis português.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share