Henrique Rocha: “É um orgulho muito grande dizer que sou campeão nacional absoluto”

Sara Falcão/FPT

OEIRAS – chegou sem vitórias, sai com o título Nacional Absoluto. A temporada de 2023 de Henrique Rocha continua a melhorar a cada dia que passa e aos cinco títulos ITF junta agora um feito digno dos grandes campeões da história do ténis português. A felicidade era palpável no rescaldo a mais uma semana de sucesso, mesmo para alguém dentro do top 300 ATP.

“É um orgulho muito grande poder dizer que sou o campeão nacional absoluto. Já tinha ganho campeonatos nacionais nos escalões juvenis, mas ser campeão nacional absoluto é um motivo de orgulho. Estou muito feliz”, começou por explicar o atual 281.º do ranking ATP.

Um título que permite entrar numa extensa galeria de grandes campeões do ténis nacional, como os treinadores Rui Machado, Neuza Silva ou o bom amigo Nuno Borges. “Algo me espera para estar numa lista de tantos campeões, seria bom sinal. Estou muito contente por estar no grupo deles e é sinal que o meu nível de ténis é bom e que estou a jogar bem”.

Para a vitória sobre o melhor amigo Jaime Faria (426.º) a chave do sucesso foi a gestão mental. “Uma final de campeonato nacional é sempre mais complicada. Sabia que era um jogo difícil a nível emocional, que teria de gerir bem os momentos, e foi aí que ganhei o encontro. Conseguir gerir bem todos os momentos importantes, joguei sempre para ganhar e estive sempre a pressioná-lo. Houve grande consistência ao longo do jogo, um grande trabalho mental de continuar a lutar. Ele fez pontos incríveis, serviu muito bem e eu sabia que tinha de manter dentro do encontro e ser sólido. Hoje também foi o meu melhor dia de serviço, fundamental para o pressionar, e ele não teve os melhores dias de resposta. Estava bastante preparado para ganhar a final, acreditava mesmo que ia ganhar e foi isso que me fez vencer”, resumiu.

Seguem-se três semanas consecutivas de competição, duas em Vale do Lobo (provas ITF) e o Challenger da Maia. O objetivo é claro: marcar presença no qualifying do Australian Open, o que a acontecer será uma estreia em provas do Grand Slam. Um desafio que não assusta o número cinco nacional.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share