Benoit Paire nega melhor vitória da carreira a Jaime Faria e segue para os quartos de final na Maia

Sebastião Guimarães/FPT

MAIABenoit Paire interrompeu as férias para disputar um último torneio em 2023 e depois de derrotar Duarte Vale na ronda inaugural voltou a superiorizar-se contra um português, desta feita Jaime Faria, para inscrever o nome nos quartos de final do Maia Open.

O muito aguardado frente a frente entre o muito experiente gaulês (ex-top 20 mundial e atual 130.º) e o ainda jovem português (esta semana no 414.º posto, a três lugares da melhor classificação de carreira) prometia e cumpriu, prolongando-se por 2h05 até que o visitante selou a reviravolta com os parciais de 6-7(7), 6-3 e 6-3.

Com várias trocas de ascendente e um total de 11 quebras de serviço, o embate foi ao encontro às expetativas de Faria, que na antevisão tinha alertado para a necessidade de estar atento às janelas de oportunidade que Paire normalmente abre com as suas perdas de concentração.

A primeira deu-se ao 4-5 do primeiro set, com cinco erros a permitirem ao português recuperar o break de atraso e ganhar uma segunda vida que num parcial que acabou por resgatar no tie-break depois de estar a perder por 1-5.

Assegurada uma vantagem importante perante um adversário de outro calibre e experiência, o jovem lisboeta saiu do court para receber assistência à perna esquerda. Quando voltou, a percentagem de primeiros serviços baixou e facilitou a recuperação de Paire, que nos dois sets seguintes foi o primeiro a quebrar. Houve sempre espaço para a recuperação de Faria, que não baixou os braços e do fundo do court procurou duelar de igual para igual com um adversário que, tal como ele, conta com melhor esquerda do que direita, mas a quebra de rendimento na pancada de saída comprometeu-o em demasia.

Superados dois jogadores “da casa”, Benoit Paire tornou-se num dos primeiros jogadores a inscrever o nome nos quartos de final, ronda na qual terá pela frente o vencedor do encontro entre o sueco Elias Ymer (159.º e quinto favorito) e o cazaque Denis Yevseyev (197.º).

Antes de Jaime Faria, que ainda tem a variante de pares por disputar, Francisco Rocha tinha caído esta terça-feira, resultados que deixaram a comitiva lusa reduzida a três representantes — todos com duelos da segunda ronda agendados para quinta-feira: Nuno Borges, João Sousa e Henrique Rocha.

Total
0
Shares
2 comentários
  1. Caríssima,

    “…o encontro foi de encontro às expetativas de Faria…”

    Ou… “foi ao encontro…”?

    São perspectivas diferentes!
    Queiram, por gentileza, elucidar-me.

    Obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share