Super terça-feira à vista no Jamor: portugueses vão todos a jogo no Indoor Oeiras Open

OEIRAS — Um, dois, três, quatro, cinco, seis: todos os tenistas portugueses presentes no quadro principal de singulares do primeiro indoor Oeiras Open vão a jogo ao longo da jornada desta terça-feira, que reúne o presente e o futuro do ténis nacional no torneio que assinala o arranque da nova temporada. A entrada é livre, mas também haverá transmissão televisiva e online para os que não conseguirem deslocar-se ao Complexo de Ténis do Jamor, em Oeiras.

Com início agendado para as 11 horas, a jornada começará por lançar a jogo Jaime Faria (411.º ATP). O wild card lisboeta de 20 anos abre a nova época a desafiar Michael Geerts (286.º). E se o estatuto de oitavo cabeça de série atribui o favoritismo ao belga, as exibições recentes no circuito secundário — com destaque para os torneios do Porto, de Braga e da Maia — dão ao português a motivação necessária parar entrar no ano com a confiança em alta.

O início da tarde será sinónimo de “hora de ponta” para a comitiva nacional, dado que, dentro da imprevisibilidade que é uma ordem de jogos no universo do ténis, a segunda linha do programa ameaça lançar a jogo três representantes lusos em simultâneo.

Henrique Rocha é, pela primeira vez em toda a carreira profissional, o primeiro cabeça de série de um torneio (nem no circuito ITF o foi) e esse estatuto, a juntar-se ao de campeão nacional e de tenista português com mais posições ganhas no último ano (de 850.º para 246.º), deu-lhe um lugar no court principal para defrontar o norte-americano Thai-Son Kwiatkowski (322.º).

Ainda com 19 anos, o portuense conquistou por mérito próprio o direito a jogar quadros principais de torneios Challenger, o circuito onde após um 2023 brilhante ao nível ITF procurará estabelecer-se em 2024 com o objetivo de manter a trajetória ascendente e tornar-se, cada vez mais, no presente do ténis português.

Possivelmente em simultâneo, também João Domingues e Tiago Pereira realizarão os primeiros encontros da nova época. Em busca do nível que já apresentou (chegou a ser 150.º classificado no ranking), o tenista de Oliveira de Azeméis enfrentará Noah Rubin, norte-americano que regressou após um ano e meio de ausência com um par de vitórias no qualifying; já o algarvio, (748.º) ainda dá os primeiros passos a este nível, no qual se estreou precisamente há um ano, e tentará fazer frente à maior experiência do bielorrusso Egor Gerasimov (366.º e ex-65.º).

Para o horário nobre da jornada ficam reservados os encontros de dois dos melhores portugueses de sempre: não antes das 15h, já com transmissão na Sport TV, Gastão Elias desafiará Kenny De Schepper. Tanto o português (336.º oito anos depois de ter sido 57.º) como o francês (479.º após ter sido 62.º há 10 anos) estão longe do que já alcançaram, sendo que o jogador da casa quer voltar a ser feliz num complexo que lhe diz muito — venceu os 15 encontros mais recentes no Jamor e 23 dos últimos 26, mas sempre nos courts de terra batida — e o visitante já celebrou por duas vezes esta semana ao passar com sucesso pela fase de qualificação.

A jornada ficará concluída com a estreia de João Sousa a título individual na nave de campos cobertos do Jamor, onde só competiu profissionalmente ao serviço da seleção nacional da Taça Davis em março de 2015, com duas vitórias (uma em singulares, outra em pares) a contribuírem para o triunfo por 4-1 frente a Marrocos.

Também ele longe do nível a que se habituou — e também aos portugueses — e a abrir uma época “em casa” pela primeira vez, o vimaranense de 35 anos, número 249 mundial e segundo cabeça de série, terá do outro lado da rede o italiano Samuel Vincent Ruggeri (348.º), que resistiu a uma epopeia de 3h05 no qualifying.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Total
0
Share
Vista geral sobre privacidade

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência de navegação. As informações são guardadas no seu browser e permitem reconhecer o seu regresso ao website, bem como ajudar a nossa equipa a perceber que secções acha mais úteis e interessantes.