Gastão Elias dá a volta a prodígio norte-americano rumo a mais uns quartos de final no Jamor

Beatriz Ruivo/FPT

OEIRASGastão Elias voltou a assinar uma boa exibição e superou o norte-americano Ethan Quinn — vencedor da última edição do campeonato nacional universitário do seu país — em três partidas, por 3-6, 7-5 e 6-4, para inscrever o nome nos quartos de final do Indoor Oeiras Open II.

Frente a frente com uma das promessas dos Estados Unidos da América, com quem esteve lado a lado durante vários dias da pré-época que realizou na Flórida, o ex-top 60 (atualmente está no 304.º posto) resistiu durante 2h26 e recuperou de um set e break de atraso e ainda de um break abaixo na terceira partida para celebrar a sexta vitória do ano.

Com um ténis tipicamente norte-americano, Quinn anulou os dois pontos de break que enfrentou no primeiro set com serviços ganhantes (só disparou dois ases ao longo de todo o encontro) e fez a diferença no jogo seguinte com uma direita inside out a apanhar Elias no contra-pé.

A abrir a segunda partida, o português voltou a pressionar na resposta e com a ajuda de uma má subida à rede do adversário na segunda bola assinou a sua primeira quebra de serviço do dia. A tranquilidade dos jogos de serviço que se seguiram encaminhava o embate para um parcial decisivo, mas Elias voltou a tropeçar no golpe de saída (tal como na exibição anterior bastante aquém do melhor nível) e precisou de trabalhos extra para fugir a um muito perigoso tie-break.

Com tudo igualado, o cenário repetiu-se por duas vezes: o tenista da Lourinhã não só cedeu o serviço no jogo inaugural, como já depois de ter transformado a desvantagem numa liderança com break voltou a ser quebrado depois de ter o primeiro match point. A chave esteve, novamente, na resposta, desta vez com a ajuda de três erros (um forçado, dois não forçados) de Quinn.

Vice-campeão do Indoor Oeiras Open I no domingo, Gastão Elias pode ter como adversário nos quartos de final do segundo torneio precisamente o adversário que o impediu de regressar aos títulos. Para isso, o polaco Maks Kasnikowski (279.º) terá de prolongar a série vitoriosa no embate contra Valentin Royer, que também bateu a caminho do maior título da carreira.

Última atualização às 16h05.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share