Australian Open com a Betclic: dos primeiros duelos aos grandes favoritos ao título

Ainda com finais por se disputar nos derradeiros eventos de preparação para o primeiro Major da nova época de ténis, as atenções passam a centrar-se cada vez mais num único complexo: o de Melbourne Park, que a partir deste domingo volta a receber as maiores estrelas dos circuitos masculino e feminino. Com o quadro principal a começar pela primeira vez ao domingo (e não na segunda-feira), a Betclic junta-se ao evento para partilhar diariamente as prognósticos mais certeiros que possam dar mais emoção às entusiasmantes jornadas.

Defensor do título conquistado na edição passada e maior campeão da história da prova, é Novak Djokovic quem assume a condição de destacado favorito a repetir por mais uma vez a proeza no Australian Open — a acontecer, pela 11.ª ocasião — e o seu primeiro teste será diante do qualifier Dino Prizmic, de apenas 18 anos. Logo a seguir, os potenciais adversários são australianos: Alexei Popyrin ou Marc Polmans, podendo na terceira ronda embater em Andy Murray ou Gael Monfils. O sorteio também colocou Stan Wawrinka na sua secção e, a concretizar-se, um frente a frente entre ambos acontecerá na quarta eliminatória, enquanto pela frente Stefanos Tsitsipas e Jannik Sinner são as suas maiores ameaças (sem esquecer Alex de Minaur, que já sabe o que é derrotar o sérvio em 2024).

Segundo teórico favorito ao título mas a partilhar as pretensões com muitos concorrentes que consigo partilham a metade inferior do alinhamento, Carlos Alcaraz abre a quinzena frente a Richard Gasquet e posteriormente pode partilhar o campo com Lorenzo Sonego ou Daniel Evans. O perigoso Alexander Bublik pode surgir no caminho logo na terceira ronda — que é, precisamente, o melhor resultado do espanhol na Austrália —, e Alexander Zverev, Casper Ruud, Daniil Medvedev e Holger Rune representam o esquadrão que lhe quer negar os planos de uma ida à final.

Na variante feminina, foi há um ano que Aryna Sabalenka inseriu pela primeira vez o nome na grelha de campeãs do Grand Slam e desta vez volta a ser uma das mais credenciadas para repetir a festa no Australian Open. A bielorrussa vai iniciar a quinzena já este domingo frente à qualifier Ella Seidel, e tem um caminho teoricamente favorável para alcançar a segunda semana de competição. Já nos quartos de final, tanto poderá cruzar-se com Ons Jabeur, como com Barbora Krejcikova, e nas semifinais Coco Gauff e Maria Sakkari são outras das possíveis adversárias de peso.

Mas não é sob Sabalenka que pende o maior favoritismo na entrada para a competição em Melbourne Park. Sem nunca ter conseguido triunfar nesta primeira prova do Grand Slam, é Iga Swiatek a mais credenciada para almejar um inédito título do Australian Open e procura começar a defender o posto de primeira cabeça de série numa partida marcada com a ex-vencedora Sofia Kenin, com quem se cruzou na final de Roland-Garros. Caso supere esse teste de fogo, a polaca volta a não ter a sorte do seu lado e pode ser novamente desafiada por outra campeã de Majors, Angelique Kerber, caso esta transponha Danielle Collins. O caminho de Swiatek poderá manter-se sem margem para errar, e depois de um potencial confronto com Elina Svitolina na quarta ronda arrisca-se a lutar por uma vaga na final com Elena Rybakina ou Jessica Pegula.

Maximilian Marterer vs. Nuno Borges
Aposta: Borges
@2,12

Foi no Australian Open onde há um ano se estreou a entrar de forma direta para os quadros principais de torneios do Grand Slam e é no regresso a esse palco de boas memórias que persegue agora o primeiro triunfo no primeiro Major da nova temporada. Nuno Borges não esquece a derrota sofrida às mãos do alemão em outubro passado, em Antuérpia, mas quer reunir o seu melhor ténis para fazer jus à sua posição mais elevada no ranking e avançar de forma inédita para a segunda eliminatória.

Jannik Sinner vs. Botic van de Zandschulp
Aposta: Sinner para vencer 3-0
@1,52

Muitas são as expetativas que incidem no italiano neste arranque de temporada, depois de ter sido um dos mais consistentes entre a elite em 2023. Com o sonho de conquistar a Taça Davis concretizado em novembro passado (semanas depois de ter alcançado a final do ATP Finals), Jannik Sinner é um dos que mais chances têm de alcançar as derradeiras etapas do Australian Open. A pressão estará do seu lado no primeiro confronto oficial com o neerlandês, mas o jogador de San Candido quer entrar com o pé direito.

Magda Linette vs. Caroline Wozniacki
Aposta: Wozniacki
@1,57

Regressou ao circuito a meio da temporada passada após o nascimento dos dois primeiros filhos e é uma das ex-campeãs que fortalecem o leque de participantes do Australian Open. A dinamarquesa já competiu este ano em Auckland, onde não passou da primeira ronda, e encara uma adversária que já venceu por duas vezes. Caroline Wozniacki quer repetir a dose para voltar a sorrir num dos palcos mais especiais do seu percurso, já que foi em Melbourne que se despediu do circuito em 2020.

Caroline Garcia vs. Naomi Osaka
Aposta: Garcia
@1,95

Um ano após a quarta eliminatória alcançada em território australiano, a francesa volta a querer ir longe no Australian Open, mas o sorteio decretou que a sua estreia fosse feita frente à ex-campeã Naomi Osaka. Só que a nipónica ainda está a dar os primeiros passos de regresso ao circuito após ter sido mãe e apesar da vitória somada em Brisbane não terá ainda entrado na engrenagem para se exibir ao mais elevado nível a que habituou antes do hiato.

Adrian Mannarino vs. Stan Wawrinka
Aposta: Wawrinka
@2,95

É um dos dois únicos campeões da prova a comparecer na edição de 2024 do Australian Open (a par de Novak Djokovic e depois da desistência de Rafael Nadal) e o historial não mente: é uma das presenças mais assíduas nas etapas cruciais do certame. Stan Wawrinka não espera uma entrada acessível frente ao canhoto tenista francês, mas as duas derrotas com este adversário (0-2) alimentam-lhe a fome de um desfecho distinto.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share