Um mês e meio depois de Casper Ruud ter sido o primeiro jogador a compor o elenco do Millennium Estoril Open, a organização do evento português anunciou esta quinta-feira a nova confirmação: aos 37 anos, Gael Monfils (76.º) vai voltar a pisar a terra batida do Clube de Ténis do Estoril pela segunda vez na carreira e as doses de espetáculo estão garantidas.
A primeira ocasião em que o ‘showman’ competiu no único ATP 250 português aconteceu em 2019, numa altura em que ocupava a 18.ª posição mundial, tendo sido travado por Alejandro Davidovich Fokina nos quartos de final. Mas, antes disso, Monfils também já havia competido em Portugal: atuou por dois anos consecutivos (2006 e 2007) no anterior evento da mesma categoria, que se disputava no Complexo de Ténis do Jamor.
O parisiense, que é um dos mais carismáticos jogadores da sua geração, tem como melhor marco a sexta posição que alcançou no ranking em 2016 e é dono de 12 troféus conquistados no mais elevado dos patamares do circuito mundial, o último dos quais somado ainda em outubro passado, em Estocolmo. É também um dos mais assíduos em torneios do Grand Slam, tendo atingido as meias-finais tanto em Roland-Garros (2008) como no US Open (2016).