Djokovic sem meias palavras: “Fiquei chocado com o meu nível, foi um dos piores encontros em Grand Slams”

Novak Djokovic esteve em ‘dia não’ e viu esta sexta-feira chegar ao fim a impressionante série de vitórias no Australian Open que perdurava desde 2018. Com uma exibição muito apática — uma das mais fracas da sua carreira —, o campeoníssimo sérvio e número um mundial não teve andamento para disputar o rumo com Jannik Sinner (4.º) e desvaneceu-se-lhe a hipótese de avançar para a 11.ª final em Melbourne, ao perder por 6-1, 6-2, 6-7(6) e 6-3.

Inconsolado pela postura apática que apresentou na Rod Laver Arena, começou por congratular o adversário antes de se admitir surpreendido com a sua performance sem motivos para ser relembrada: “Em primeiro lugar quero felicitar Sinner pela grande exibição e pelo que tem vindo a fazer no torneio até agora, merece chegar à final. Em relação a mim, fiquei chocado com o meu nível, não fiz quase nada bem. Foi um dos meus piores encontros que joguei em torneios do Grand Slam. Tentei lutar e subir um pouco o nível no terceiro set, mas depois no quarto voltou a acontecer o mesmo que nos anteriores.”

O jogador de Belgrado foi ainda mais longe e frisou na conferência de imprensa da despedida que nunca se sentiu com as melhores sensações ao longo de uma quinzena que começou logo com dois sets perdidos nos primeiros testes: “Nunca cheguei a estar próximo do meu melhor nível durante o torneio, talvez só no encontro com Mannarino. Mas nunca competi à altura que costumo competir na Austrália, não estava à espera que hoje jogasse tão mal, não me senti eu próprio dentro de court. Por essa razão até se pode dizer que as meias-finais são um bom resultado, mas sempre espero o melhor de mim e hoje isso não estava destinado a acontecer.”

2195 dias datam desde a sua derrota prévia no Australian Open, às mãos de Hyeon Chung, mas Djokovic vê o copo meio cheio no fim de ciclo: “Tenho de estar muito orgulhoso por tudo o que conquistei até aqui, ainda que agora esteja um pouco desiludido porque a derrota é recente. Sabia que a série iria terminar algum dia, mas pelo menos tentei dar tudo o que tinha numa partida que joguei mal frente a um jogador que tem grandes hipóteses de conquistar aqui o seu primeiro Grand Slam.”

Completar o Grand Slam de temporada era uma das principais metas de Novak Djokovic para 2024, mas lança os dados para o futuro e não esconde que mantém grandes miras no horizonte: “Ainda tenho aspirações nos outros Grand Slams e nos Jogos Olímpicos, só estamos no início da temporada, embora não esteja habituado a esta sensação, porque normalmente começo o ano a ganhar na Austrália. Agora é diferente, mas é o que é. Não estive no meu nível, mas isso não significa que seja o princípio do fim. Veremos o que vai acontecer no resto da temporada.”

    Total
    0
    Shares
    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    Total
    0
    Share