Aryna Sabalenka volta a arrasar e sagra-se bicampeã do Australian Open

Sete encontros, sete vitórias.
14 sets disputados, 14 sets ganhos.

Aryna Sabalenka roçou a perfeição e repetiu o desfecho de 2023 em 2024, tornando-se na nona mulher a defender o título de campeã do Australian Open desde o início da Era Open.

A tenista bielorrussa levou até ao fim a missão com que chegou a Melbourne e derrotou na final a chinesa Zheng Qinwen — estreante em finais — por autoritários 6-3 e 6-2 em 1h15.

Tal como há um ano, Sabalenka foi melhor do que toda a oposição. Mas desta vez foi ainda mais longe e nem na final (que na época transata discutiu com Elena Rybakina) deixou escapar um set, dominando do fundo do court para impedir a adversária asiática de igualar a compatriota Li Na, a primeira e até agora única mulher chinesa a triunfar a este nível.

Com uma exibição quase perfeita, a número dois mundial foi tão agressiva quanto assertiva. Sabalenka segurou o primeiro jogo da final em branco, com o serviço, e quebrou Zheng de imediato. No jogo seguinte a tenista chinesa tentou reagir e dispôs de três pontos de break, mas a bielorrussa anulou-os e ditou a tónica para o resto do encontro.

Zheng é a jogadora do top 50 que mais pontos ganha com o primeiro serviço, mas figura no pólo oposto no que toca à colocação da primeira bola (cerca de 51%) e por isso voltou a sentir dificuldades. Este sábado elevou a percentagem de uma média de colocação do primeiro serviço de 56% nos seis encontros anteriores para 63% e até foi a jogadora que apontou mais winners (19 para 14), mas porque do outro lado da rede esteve uma Sabalenka que doseou a agressividade com um apontamento de cautela para reduzir os erros e dominar do início ao fim.

A campeã em título dominou e esteve perto de conseguir números ainda mais folgados em cada parcial, mas deixou escapar três set points na resposta durante o primeiro. Já no segundo, foi só ao quinto match point, cinco minutos depois do primeiro, que selou o jogo de serviço mais disputado de todo o embate.

Com a missão cumprida, Aryna Sabalenka seguiu os passos de Margaret CourtEvonne GoolagongSteffi GrafMonica SelesMartina HingisJennifer CapriatiSerena Williams e da compatriota Victoria Azarenka e defendeu o título conquistado há um ano neste Australian Open.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share