Henrique Rocha estreia-se ao serviço de Portugal na Taça Davis com vitória de honra em Turku

A derrota no encontro de pares que abriu este sábado em Turku anulou as aspirações portuguesas de um apuramento inédito para a fase final da Taça Davis, mas mesmo com as contas já definidas houve ainda ocasião para Henrique Rocha (243.º) se estrear ao serviço das cores portuguesas. Aos 19 anos, o jovem maiato representou da melhor forma o país num encontro já sem nada em jogo e entregou a Portugal uma vitória de honra na despedida à Finlândia.

Selecionado pelo capitão Rui Machado para o terceiro duelo de singulares que encerra a eliminatória com o conjunto finlandês, Rocha evidenciou um maior poderio frente ao anfitrião Eero Vasa (1005.º) e soube defender a condição de mais bem cotado para alcançar os parciais de 6-4 e 7-5, que se traduzem na sua primeira vitória da carreira na centenária prova de seleções.

Determinado a atenuar a amargura num dia que adiou pela quinta ocasião o sonho de um acesso inédito à Davis Cup Finals, Henrique Rocha não precisou de muito tempo para agitar com o marcador e efetuou a quebra logo no primeiro jogo de serviço do adversário. Soube gerir a liderança até ao fim do primeiro parcial e no segundo voltou a passar para primeiro plano, antes de Vasa dar uma boa réplica e ameaçar a ida a terceiro capítulo. Mas os momentos-chave da partida penderam para o lado do português, que ao terceiro match point extinguiu as hesitações que ainda surgiam.

A pouco mais de dois meses de cumprir o 20.º aniversário, Henrique Rocha torna-se o 50.º português da história a competir na Taça Davis e terceiro estreante sob comando de Rui Machado, depois das primeiras nomeações de Nuno Borges (2021) e de Francisco Cabral (2022).

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share