Jaime Faria vence o Faro Open e conquista o segundo título consecutivo no Algarve

FAROJaime Faria colocou o pé no acelerador desde o início e não abrandou antes de colocar as mãos no troféu de campeão do Faro Open, o segundo em duas semanas em torneios da categoria ITF M25 no Algarve.

Campeão em Vila Real de Santo António no último domingo, o tenista português de 20 anos (391.º classificado no ranking mundial) não deu hipóteses ao lituano Vilius Gaubas (358.º) e venceu por claros 6-1 e 6-3.

Foi a 10.ª vitória consecutiva.

Protagonista de uma final individual pela quinta vez na carreira, terceira na categoria M25 e segunda em 2024, Jaime Faria assinou este domingo o mais autoritário dos triunfos que celebrou ao longo da última semana.

Com mais armas e mais soluções do que Gaubas, que viveu durante vários anos em Portugal e foi treinado por Pedro Pereira, o jovem do Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis inaugurou a decisão com uma quebra de serviço e ditou o mote para o que se seguiria.

Sempre muito seguro no golpe de saída (venceu 81% dos pontos com o primeiro serviço), o lisboeta preparou-se para a reação de Gaubas na segunda partida, cerrou os dentes e nunca permitiu que o lituano esboçasse uma recuperação, resolvendo o duelo em 77 minutos.

“Estou um bocado sem palavras porque foram duas semanas especiais”, revelou no final, entre muitos sorrisos e ainda a digerir mais um triunfo.

“Este foi o encontro em que mais consegui ser superior do início ao fim. Senti que o Vilius estava cansado desde o início. Veio de uma semana em que jogou uma final numa superfície diferente e na Turquia, portanto já estava cansado e só até à meia-final passou nove horas em campo, três por cada encontro. Portanto eu sabia que ele estava cansado e que se passasse a mensagem de que ia ser superior desde o início isso podia ajudar-me a fazer a diferença”, acrescentou o pupilo do Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis, esta semana acompanhado por Gonçalo Nicau.

Jaime Faria já tinha garantida uma subida de mais de 40 lugares na segunda-feira, até 347.º, na sequência do título em Vila Real de Santo António, e com a vitória em Faro deverá escalar mais três dezenas de posições na atualização da semana seguinte, entrando pela primeira vez no top 320.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share