Jaime Faria supera um treinador e iguala outro com série invencível no Algarve

Três semanas, três títulos. Jaime Faria está a atravessar a melhor fase da carreira e com os títulos consecutivos em Vila Real de Santo António, Faro e Quinta do Lago alcançou um feito raro no ténis nacional — e até sem igual se considerada a categoria (ITF M25) dos três torneios que venceu.

O jovem de 20 anos tornou-se apenas no terceiro português a vencer três títulos de singulares em três semanas, superando o melhor registo de Pedro Sousa (dois títulos em duas semanas durante 2016), curiosamente o treinador que o acompanhou em Vila Real de Santo António, e igualando o de Rui Machado (três títulos em três semanas em 2008 e em 2015), o técnico que o acompanhou nos últimos quatro dias na Quinta do Lago, depois de Gonçalo Nicau.

Antes de Jaime Faria, apenas dois jogadores portugueses tinham ganho três torneios em três semanas seguidas: o primeiro foi precisamente Rui Machado, o segundo João Monteiro (Idanha-a-Nova, São Brás de Alportel e Tavira em 2018). Na temporada passada, Gonçalo Oliveira também ergueu três títulos consecutivos (Breslávia, Sófia e Castelo Branco), mas com uma semana de intervalo entre os últimos dois.

Machado ergueu, inclusive, quatro títulos consecutivos no referido ano de 2008, mas com uma semana de intervalo — isto é, sem competir — entre Bari (Itália) e o triplete no Algarve (Faro, Lagos e Albufeira), sempre na categoria de 10.000 dólares.

Monteiro discutiu quatro finais em quatro semanas na época de 2018, mas não venceu a primeira (também em Idanha-a-Nova). Só a última pertenceu à categoria de 25.000 dólares.

Quem também já esteve em quatro finais em quatro semanas consecutivas foi Pedro Sousa: no ano em que foi carinhosamente designado “Rei de Hammamet” (por lá jogou, imagine-se, 10 decisões durante 2016) dividiu-as de igual forma entre vitórias e derrotas.

Do capítulo das três finais em três semanas também fazem parte Henrique Rocha (campeão em Tavira, finalista no mesmo local e campeão em Vale do Lobo já no final de 2023) e Frederico Gil (perdeu uma final em Setúbal e outra em Idanha-a-Nova antes de vencer a segunda neste local durante a época de 2019).

Títulos em semanas consecutivasJogador
3Jaime Faria (2024)
3João Monteiro (2018)
3Rui Machado (2008, 2015)
2Gonçalo Oliveira (2017, 2023)
2Henrique Rocha (2023)
2Gastão Elias (2022)
2Nuno Borges (2019)
2Pedro Sousa (2016)
2João Sousa (2011)
Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share