Henrique Rocha embala e apura-se para a final de um Challenger pela primeira vez na carreira

Depois de sete finais no circuito ITF em 2023, Henrique Rocha (248.º classificado no ranking mundial) apurou-se este sábado para a primeira final da carreira no circuito Challenger ao celebrar a quarta vitória consecutiva em Múrcia, Espanha.

Em grande plano ao longo de toda a semana, o jovem português de 19 anos perdeu pela primeira vez um set, mas resistiu ao embate com o espanhol Pablo Llamas Ruiz (152.º) e venceu o jogador da casa por 6-3, 4-6 e 6-2.

Com esta vitória, Henrique Rocha tornou-se no 14.º tenista português a inscrever o nome numa final de singulares do ATP Challenger Tour. O jogador do Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis nunca tinha alcançado umas meias-finais antes desta semana.

No domingo, com o maior título da carreira em jogo, o portuense terá pela frente o vencedor do encontro entre dois ex-top 20 — o espanhol Albert Ramos-Viñolas (atual 105.º) e Nikoloz Basilashvili (1086.º), da Geórgia — e se conseguir voltar a surpreender tornar-se-á no 11.º representante luso a celebrar a este nível.

Em termos de ranking, Henrique Rocha já tinha garantido a ultrapassagem a Gonçalo Oliveira para se tornar no novo número dois nacional a partir de segunda-feira e com a chegada à final assegurou a entrada no top 220, muito importante para tentar estrear-se em torneios do Grand Slam já no qualifying de Roland-Garros.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share