Adria Soriano Barrera é o novo campeão do Loulé Open by Cimpor

LOULÉ — 56 minutos bastaram para Adria Soriano Barrera se sagrar campeão da 14.ª edição do Loulé Open by Cimpor, o torneio internacional da categoria M25 que o Clube de Ténis de Loulé organizou com os apoios da Câmara Municipal de Loulé e da Federação Portuguesa de Ténis.

O tenista colombiano de 24 anos (554.º classificado no ranking mundial) não perdeu tempo e levou a melhor contra o primeiro cabeça de série, o francês Jules Marie (223.º), por 6-3 e 6-2.

A final deste domingo colocou frente-a-frente dois jogadores que afastaram tenistas portugueses nas meias-finais: Soriano Barrera foi superior a Duarte Vale, Marie confirmou o favoritismo contra Pedro Araújo.

Resolvida em menos de uma hora, a final teve um único sentido. Com mais armas, Soriano Barrera não olhou a meios e roçou a perfeição ao nível do serviço (90% de pontos ganhos com a primeira bola, 0 pontos de break enfrentados). Com o plano de jogo bem estudado, o colombiano conseguiu ser muito agressivo sem cometer erros em demasia e colocou Marie numa posição muito desconfortável, levando o gaulês ao desespero logo nos primeiros jogos.

“Estou muito feliz, especialmente porque tinha perdido as duas finais anteriores e por isso estava muito nervoso. Conheço bem o Jules, vejo os vídeos dele no YouTube, por isso tinha uma certa vantagem”, revelou depois de selar a vitória. “Conheço bem o jogo dele e tentei ser o mais corajoso possível e jogar um ténis agressivo para não o deixar forçar muitas trocas de bolas. Isso deixou-o frustrado e também servi muito bem, não podia pedir mais.”

Aos 24 anos, Adria Soriano Barrera conquistou o terceiro título da carreira e segundo em Portugal, cerca de um ano e meio após ter inaugurado o palmarés com uma semana perfeita em Setúbal. Ambos os títulos aconteceram na categoria M25, sendo os mais importantes.

“Amo Portugal, tenho um carinho especial por este país. As pessoas são incríveis, a comida é incrível e esforçam-se sempre muito nas organizações dos torneios. Para além disso têm muitos torneios em piso rápido, que é a minha superfície favorita, por isso vou sem dúvida voltar mais vezes”, garantiu antes de apontar o regresso ao circuito Challenger como o maior objetivo a curto prazo.

Jules Marie também já foi feliz em Portugal (dois títulos em Guimarães no ano de 2013 e um no Porto em 2023) e este domingo procurava a estreia no top 200, objetivo que adiou ao perder a final. Ainda assim, fez “um balanço positivo” de “uma boa semana” em que reconheceu ter sido “superado por um adversário que hoje foi muito melhor e teve todo o mérito em conseguir a vitória.”

Esta foi a 14.ª edição do Loulé Open by Cimpor. Em outubro, o ténis internacional regressa ao Clube de Ténis de Loulé com a quarta edição do torneio feminino.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share