Hubert Hurkacz sabia que só dependia de si para se reencontrar com a melhor posição alcançada no ranking ATP, mas só através da conquista de um primeiro título na terra batida. O polaco elegeu o Millennium Estoril Open para quebrar barreiras na superfície onde é menos apto e a semana perfeita em Portugal garantiu-lhe a tomada do oitavo posto da hierarquia mundial.
O polaco de 27 anos, que se despediu do Clube de Ténis do Estoril com a celebração do oitavo título ATP, amealhou 250 pontos depois de há um ano ter cedido na estreia do evento português e roubou ao campeão de 2023, Casper Ruud, esse posicionamento dentro da elite do ténis masculino. O norueguês não conseguiu defender o montante recebido há um ano no Estoril — a despedida nas meias-finais só lhe deu 150 pontos — e caiu para o décimo posto.
Para o novo campeão do Millennium Estoril Open, a semana de glória em Portugal permite-lhe igualar o oitavo lugar que conquistou pela primeira vez em janeiro deste ano e pode já esta semana atingir um inédito sétimo posto. Para isso, pode nem ter de somar vitórias na terra batida de Monte Carlo, uma vez que o finalista vencido da última edição, Holger Rune, se arrisca a sofrer uma queda.