Faria, Silva e Elias juntam-se a Rocha no quadro principal do Oeiras Open 125

Millennium Estoril Open

Os portugueses Jaime Faria, Frederico Silva e Gastão Elias receberam os três wild cards à disposição da organização e juntaram-se a Henrique Rocha no quadro principal do Oeiras Open 125. Este torneio do ATP Challenger Tour será organizado pela Federação Portuguesa de Ténis no Complexo de Ténis do Jamor, em Oeiras, entre os dias 14 e 21 de abril, ao mesmo tempo que o WTA 125 Oeiras Ladies Open.

A viver o melhor começo de época da carreira, Faria surge esta semana no 257.º lugar do ranking ATP. É a melhor classificação da carreira e reflete os quatro títulos ITF M25 que conquistou de forma consecutiva no Algarve, mas também a campanha no Millennium Estoril Open, onde jogou pela primeira vez um torneio do circuito principal e conseguiu chegar ao quadro principal.

Silva regressou recentemente à competição depois de uma paragem de quatro meses para ser operado ao ombro esquerdo de forma a resolver uma lesão antiga. O tenista das Caldas da Rainha está no 376.º posto da hierarquia, mas chegou a ser 168.º e já disputou quatro finais no circuito Challenger, onde ainda persegue a conquista do primeiro título.

A lista de convidados ficou completa com o nome de Elias, que regressa a um palco de muito boas memórias. Afinal, foi nos campos de terra batida do Jamor que o tenista da Lourinhã conquistou os últimos três títulos Challenger da carreira. E é essa série que ainda mantém viva, chegando ao torneio com 15 vitórias nos últimos 15 encontros disputados no local (entre 2021 e 2022), uma vez que devido a lesão teve de falhar os dois eventos aqui organizados em 2023.

Número 393 de uma tabela que já o viu integrar o top 60, o tenista de 33 anos é o líder nacional de finais (23) e títulos (10) no ATP Challenger Tour.

Com a atribuição destes convites, a participação portuguesa no quadro principal de singulares quadruplicou, uma vez que Henrique Rocha (206.º) era o único confirmado. Aos 20 anos, o portuense — que recentemente ergueu o primeiro título da carreira a este nível na terra batida de Girona — fez uso do Programa de Aceleração Next Gen anunciado recentemente pelo circuito masculino e ativou uma das oito vagas a que tem direito em quadros principais de Challenger das categorias 100 ou 125.

A lista de inscritos no Oeiras Open 125 é liderada por Fabio Fognini. O italiano de 36 anos está no 94.º posto do ranking, mas já foi nono e tem nove títulos do circuito principal no currículo — com destaque para o ATP Masters 1000 de Monte-Carlo, em terra batida, no ano de 2019.

A ele seguem-se o brasileiro Thiago Monteiro (113.º), que em 2021 conquistou um título Challenger em Portugal ao vencer o Braga Open, e o campeão em título Zsombor Piros. O húngaro está no 114.º posto e regressa ao Jamor para tentar defender o troféu mais importante da carreira.

A lista provisória de cabeças de série fica concluída com Francisco Comesana (116.º), Emilio Nava (125.º), Terence Atmane (133.º), Nicolas Moreno De Alboran (134.º), que é outro ex-campeão do Braga Open, e Juan Manuel Cerundolo (152.º) — argentino de 22 anos que é o finalista em título e em 2021 venceu o ATP 250 de Córdoba.

No lado feminino, a estrela-maior do WTA 125 Oeiras Ladies Open será Simona Halep.

Recém-regressada ao circuito no WTA 1000 de Miami, o primeiro torneio que disputou desde o US Open de 2022, a tenista romena de 32 anos já esteve no primeiro lugar do ranking WTA e tem 579 vitórias e 24 títulos de singulares no currículo. Entre eles destacam-se os de Roland-Garros (2018, depois de perder finais em 2014 e 2017) e Wimbledon (2019), para além de também ter sido finalista do Australian Open (2018) e do WTA Finals (2014).

Os restantes convites foram entregues à francesa Kristina Mladenovic (ex-top 10 em singulares e número um mundial de pares, variante na qual venceu seis títulos do Grand Slam) e às portuguesas Francisca Jorge e Matilde Jorge. Será a estreia das irmãs de Guimarães em torneios WTA.

O Oeiras Open 125 acontece entre os dias 14 e 21 de abril no Complexo de Ténis do Jamor, onde a entrada será gratuita ao longo de toda a semana, e a partir de 16 de abril (terça-feira) contará com transmissão televisiva nos canais Sport TV.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share