Jaime Faria avança no Jamor para os quartos de final mais importantes da carreira

Sara Falcão/FPT

OEIRAS – Soma e segue. Jaime Faria (255.º) voltou a vencer no Oeiras Open 125 e carimbou acesso pela terceira vez aos quartos de final de uma prova Challenger, mas os mais importantes por se tratarem dos primeiros nesta categoria. O português de 20 anos superou Chun-Hsin Tseng (250.º) por 6-2 e 6-3 em 83 minutos.

Dois dias depois da maior vitória da carreira, Faria deu mais um passo firme rumo a uma eventual presença em Roland-Garros, o primeiro Grand Slam da carreira. Neste quarta-feira mostrou novamente um grande nível de serviço (71% de aproveitamente com os primeiros serviços, 65% com as segundas bolas) e nem sequer consentiu o golpe de saída, salvando os quatro break points que enfrentou no embate, todos no quarto jogo do encontro e numa altura em que já tinha dois breaks de vantagem no bolso.

Muito confortável no Court Central do Complexo de Ténis do Jamor – o que não é de estranhar, pois este é o local preferencial de treino -, o lisboeta apareceu de novo com uma direita muito agressiva (nem sempre foi o caso outrora) e amealhou 62% de pontos no segundo serviço do campeão do Maia Open de 2021.

Virtualmente perto do top 240 do ranking, Jaime Faria tem cada vez mais perto o objetivo Roland-Garros, nesta que é a última semana pontuável para essa meta. Na antepenúltima fase do torneio (depois do Braga Open de 2023 e do Indoor Oeiras Open deste ano em torneios deste patamar), o número três nacional vai ter pela frente um adversário de boas memórias: Vilius Gaubas (345.º).

O tenista de 19 da Lituânia que treinou sete anos no sul do país despachou o francês Terence Altmane (134.º e sexto cabeça de série) através de um expressivo e surpreendente 6-1 e 6-0 em 61 minutos.

Faria e Gaubas mediram forças numa única ocasião e não há muito tempo. Na final do Faro Open (ITF M25) do início de março, o português impôs-se por 6-1 e 6-3. Na altura somou o décimo triunfo consecutivo e o segundo título de empreitada (chegou a deter 20 vitórias seguidas). Agora, com o mais recente sucesso, alcançou a 26.ª celebração em 31 compromissos na presente temporada.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share