Jaime Faria brilha e chega pela primeira vez às meias-finais de um Challenger no Oeiras Open 125

Sara Falcão/FPT

OEIRAS — A semana de Jaime Faria continua a melhorar e esta sexta-feira o tenista português de 20 anos qualificou-se pela primeira vez na carreira para as meias-finais de um torneio do circuito secundário e logo na categoria 125 (a segunda mais importante), ao prolongar a campanha no Oeiras Open 125.

Frente-a-frente com um dos adversários que derrotou a caminho do mês dourado no Algarve, onde fez história ao vencer quatro títulos ITF M25 consecutivos, o jogador do Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis (255.º classificado no ranking ATP) repetiu a fórmula e triunfou perante o lituano Vilius Gaubas (345.º) com os parciais de 6-4 e 7-6(5).

Perante um Court Central do Jamor muito bem composto, Faria precisou de batalhar mais do que na final do Faro Open, muito por conta das condições totalmente diferentes (terra batida e não piso rápido, mas também mais frio do que nos dias anteriores e, portanto, menos facilidade em fazer a diferença com o serviço).

Apesar de ser ele o melhor servidor, o português entrou a perder nas duas partidas, mas em ambos os casos manteve a concentração. Com mais armas do fundo do court e a pancada de direita cada vez mais equiparada à esquerda com que começou por se distinguir, o lisboeta aguentou as investidas de Gaubas, com maior fulgor na segunda partida (ao 4-4 o lituano que viveu durante sete anos no Algarve ainda ameaçou por duas vezes uma nova quebra de serviço), e levou a decisão para o tie-break, voltando a sorrir num tira-teimas para assinar uma das vitórias mais especiais da carreira.

Se no início da época estava no 411.º posto do ranking, com o triunfo desta sexta-feira (o 27.º do ano, todos em Portugal) garantiu a entrada no top 230 pela primeira vez. Esta subida deixa-o em muito boa posição de conseguir o apuramento para o qualifying de Roland-Garros, mas para deixar de precisar da calculadora e depender apenas de si só com uma vitória nas meias-finais de sábado, contra o Francisco Comesana (115.º e quarto cabeça de série), garantirá a viagem até Paris, onde deseja estrear-se em torneios do Grand Slam.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share