75 minutos bastaram para Carlos Alcaraz vencer Felix Auger-Aliassime por claros 6-1 e 6-1 e selar o apuramento para a final dos Jogos Olímpicos de Paris, onde já garantiu pelo menos a medalha de prata.
O jovem espanhol banalizou o canadiano, que vinha de vitórias contra Daniil Medvedev e Casper Ruud, e prolongou o verão europeu de sonho para chegar aos encontros de medalhas na primeira participação olímpica.
Aos 21 anos e 91 dias, Carlos Alcaraz tornou-se no finalista masculino mais novo da história do ténis nos Jogos Olímpicos e no quinto tenista espanhol a alcançar uma prova individual, depois de Jordi Arrese (prata em 1992), Sergi Bruguera (prata em 1996), Arantxa Sanchez Vicario (prata em 1996) e Rafael Nadal (ouro em 2008).
Agora, o prodígio de Múrcia tenta replicar o feito do compatriota, que há 16 anos conseguiu vencer Roland-Garros, Wimbledon e o ouro olímpico no mesmo verão.
Para o fazer terá de passar ou por Novak Djokovic ou por Lorenzo Musetti, que se enfrentam na sessão noturna desta sexta-feira, enquanto Felix Auger-Aliassime discutirá no sábado a medalha de bronze com o derrotado desse encontro.