À terceira foi de vez: Francisca Jorge (203.ª classificada no ranking mundial feminino) entrou com o pé direito no quadro principal de singulares do WTA 125 de Bucareste, na Roménia, e celebrou a primeira vitória da carreira a este nível fora de Portugal.
Cinco meses depois de brilhar no Jamor, onde atingiu os quartos de final de singulares e conquistou o título de pares no Oeiras Ladies Open, a melhor tenista portuguesa da atualidade regressou às vitórias a este nível ao passar pela wild card romena Ilinca Dalina Amariei (357.ª) em duas partidas, com os parciais de 7-6(7) e 6-3.
Entre Oeiras e Bucareste, Francisca Jorge disputou outros dois torneios da categoria WTA 125, mas sem sucesso (eliminada nas primeiras rondas de Bari, em Itália, e Contrexeville, em França).
A número um nacional sofreu uma quebra de serviço ao 5-5 depois de desperdiçar um set point no jogo anterior, mas devolveu logo o break e empurrou a decisão do primeiro parcial para o tie-break, onde voltou a ver fugir um set point antes de ela própria ter de anular um à jogadora “da casa”. Depois, o segundo set começou com três trocas de breaks, mas a partir daí a vimaranense de 24 anos estabilizou, subiu as percentagens do primeiro serviço e conseguiu gerir o encontro até ao final, com destaque para o jogo de serviço que segurou ao 3-2 após anular sete (!) oportunidades de break a Amariei.
Apurada para a segunda ronda, Francisca Jorge poderá ter pela frente a primeira cabeça de série do torneio, caso a argentina Maria Lourdes Carle (81.ª WTA) confirme o favoritismo sobre a jovem romena Maria Sara Popa (404.ª), de apenas 19 anos.