Aryna Sabalenka riscou da lista a missão de vingar a derrota precoce na recente edição de Indian Wells e voltou esta quinta-feira a encontrar o caminho para os quartos de final. A líder do ranking mundial ativou o modo de rolo compressor e prolongou o passeio com uma nova vitória arrasadora.
Para carimbar o acesso aos quartos de final na Califórnia pela segunda vez na carreira, a finalista vencida de 2023 teve a situação bem controlada frente à lucky loser britânica Sonay Kartal (83.ª) e ao fim de pouco mais de uma hora chegou aos suaves 6-1 e 6-2.
A jogadora de Minsk até teve uma entrada em falso, ao ceder o primeiro jogo de serviço, mas rapidamente colocou mãos à obra e inverteu o cenário com três breaks consecutivos a seu favor. Mais tarde, Kartal já não se aproximou ao ritmo de Sabalenka, que através de duas outras quebras chegou ao triunfo.
Aryna Sabalenka cimenta o estatuto de detentora do trono da hierarquia mundial e já tem duelo definido para atacar o regresso às meias-finais num palco onde procura o primeiro título de campeã. A tarefa desta quinta-feira confronta-a com a vizinha russa Liudmila Samsonova (25.ª), que para trás deixou Jasmine Paolini, sexta cabeça de série.