Dalma Galfi desafia favorita Katie Volynets na final do Oeiras Ladies Open

Beatriz Ruivo/FPT

OEIRAS – A segunda edição do Oeiras Ladies Open como prova WTA 125 já conhece as duas finalistas, numa decisão para ser disputada logo às 11 horas no Court Central do Complexo de Ténis do Jamor.

As sobreviventes de mais um dia marcado pelo mau tempo são a estadunidense Katie Volynets (80.ª WTA, antiga 56.ª) e a húngara Dalma Galfi (149.ª, top 80 em setembro de 2022).

Volynets apareceu no Jamor como segunda cabeça de série da prova e a grande favorita ao triunfo final após a eliminação de Alexandra Eala na segunda ronda. Já com um troféu WTA 125 no currículo (em julho do ano passado, na Croácia), a tenista de 23 anos carimbou o acesso à primeira final do ano e a primeira desde esse título sem a cedência de qualquer parcial.

Este sábado, a californiana despachou a suíça Simona Waltert por 6-1 e 6-4 em 80 minutos, num embate iniciado no Court Central depois das 17h30, sensivelmente quatro horas após o previsto.

Volynets respondeu a um grande nível e amealhou oito breaks em 12 chances criadas, relegando a helvética de 24 anos a somente um jogo de serviço em todo o compromisso e a uma prestação bem abaixo do esperado.

A antiga top 60 WTA chega à segunda final da categoria (as mais importantes, no circuito principal ainda não atingiu qualquer decisão), e quinta em todo o palmarés, apenas com 18 jogos consentidos em quatro vitórias.

Dalma Galfi também aparece no derradeiro encontro do quadro feminino igualmente sem ceder parciais (26 jogos perdidos). Para fazer melhor do que 2022 (na altura chegou às meias-finais desta prova, mas um W60), a húngara de 26 anos superou a experiente norte-americana Varvara Lepchenko, de 38 anos, antiga top 20 WTA, atualmente no posto 120 da hierarquia, por 6-4 e 6-3 em 91 minutos de confronto propriamente dito.

Num frente a frente iniciado às 11 horas e encerrado perto das 18h30 (foi interrompido no segundo set durante várias horas), Galfi anulou uma desvantagem inicial de 4-2 e só tirou o pé do acelerador quando serviu para a vitória no sétimo jogo do segundo parcial.

A antiga número um mundial de sub-18 (campeã do Us Open em 2015 no escalão) logrou a presença na terceira final WTA 125 e segunda neste mês de abril. Ainda à procura do primeiro título a este nível, e o maior da carreira, Galfi alcançou a marca das 18 finais em todas as categorias (9-8).

Será um terceiro confronto entre Volynets e Galfi e o mano a mano indica uma vitória para cada lado: a mais velha prevaleceu num tie-break de terceiro set em 2022 (na melhor fase da carreira), na meia-final do W100 de Ilkley, sob relva, naquele que é ainda hoje o último êxito do palmarés; Volynets impôs-se na reta final do ano transato na primeira ronda do WTA 1000 de Pequim em parciais diretos (7-5 e 6-1).

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Total
0
Share
Vista geral sobre privacidade

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência de navegação. As informações são guardadas no seu browser e permitem reconhecer o seu regresso ao website, bem como ajudar a nossa equipa a perceber que secções acha mais úteis e interessantes.