OEIRAS — Duas semanas depois de estarem lado a lado na seleção nacional, Francisca Jorge (277.ª WTA) e Angelina Voloshchuk (728.ª) vão estar frente a frente na primeira ronda do quadro principal de singulares do Oeiras CETO Open — o ITF W100 que a Federação Portuguesa de Ténis organiza até domingo no Clube Escola de Ténis de Oeiras.
As duas tenistas portuguesas vão medir forças em provas internacionais pela terceira vez. Francisca Jorge, que esta segunda-feira celebra o 25.º aniversário, levou a melhor nas anteriores, no ITF W25 de Guimarães em 2023 e no ITF W100 da Figueira da Foz em 2024, sempre em duas partidas.
O trio luso já confirmado no quadro principal ficou completo com o nome de Matilde Jorge (295.ª), que também recebeu um wild card. A mais nova das irmãs vimaranenses dará início à competição frente à espanhola Angela Fita Boluda (232.ª).
Esta edição do Oeiras CETO Open é encabeçada por Greet Minnen (90.ª e ex-59.ª), a única top 100 do elenco depois das habituais desistências de última hora. À belga seguem-se, no lote de cabeças de série, a chinesa Yuan Yue (103.ª), a argentina Solana Sierra (108.ª), a letã Darja Semenistaja (133.ª), a norte-americana Louisa Chirico (151.ª), a suíça Simona Waltert (149.ª), a eslovena Tamara Zidansek (155.ª) e a austríaca Sinja Kraus (167.ª).
O torneio começou com sete tenistas portuguesas na fase de qualificação, mas logo pela manhã Matilde do Canto Parreira cedeu por 6-2 e 6-1 para a russa Maria Timofeeva, segunda cabeça de série. Ana Filipa Santos, Amália Suciu, Analu Freitas, Teresa Franco Dias, Carla Tomai e Catarina Moreira não chegaram a entrar em ação.