Cristian Garin segue imparável no Jamor e agenda duelo com Gastão Elias no quartos de final

Beatriz Ruivo/FPT

OEIRAS – O chileno Cristian Garin é o próximo adversário de Gastão Elias no Oeiras Open 5. O antigo top 20 ATP, atual 153.º, eliminou o sueco Elias Ymer, finalista desta prova há um ano, por 6-4 e 6-1 em 91 minutos de duelo.

O tenista de 28 anos tem arrasado a concorrência e ainda só cedeu dez jogos em duas vitórias no Complexo de Ténis do Jamor. E ainda só perdeu uma vez o serviço, o que aconteceu esta quarta-feira. Garin trouxe um título na bagagem (Mauthausen), ganho há duas semanas, pelo que agora apresenta sete triunfos de empreitada.

Garin vai medir forças com Gastão Elias pela segunda vez, mas a primeira foi há quase oito anos num Challenger em Lima. O português de 34 anos, na altura perto do top 100, prevaleceu em três sets (4-6, 6-3 e 6-2.).

O sul-americano é um verdadeiro especialista de terra batida e o jogador mais credenciado a atuar no Oeiras Open 5, mesmo fora do lote de cabeças de série. Garin tem cinco títulos ATP em seis finais – todas em terra -, outrora atingiu o 17.º posto da hierarquia e já alcançou os quartos de final em Wimbledon (2021), a segunda semana em Roland-Garros (2021) e três quartos de final em provas Masters 1000, dois deles no pó de tijolo (Madrid e Roma).

Em Portugal, Cristian Garin já disputou uma final no Lisboa Belém Open (2018) e as meias-finais na edição passada do Millennium Estoril Open.

De resto, o dia foi marcado pela eliminação de Christopher Eubanks e pelos triunfos de Roman Andres Burruchaga e Yibing Wu.

Eubanks não é de todo um especialista de terra batida. O americano, terceiro pré-designado fruto do posto 110 do ranking, ex-29.º em 2023, já atingiu os quartos de final em Wimbledon e amealhou um ATP em relva (Maiorca), mas não tem qualquer final em toda a carreira na superfície. Dois dias depois de bater Pedro Araújo, o tenista de Atlanta sucumbiu perante o italiano Giulio Zeppieri, 344.º da tabela e antigo 110.º, recentemente em boa forma.

Zeppieri veio da fase de qualificação, tal como no Estoril, e vem extremamente rodado. O êxito frente a Eubanks deu-se com os parciais de 7-6(4) e 6-3 ao cabo de 92 minutos, num compromisso no qual salvou cinco de seis pontos de break.

Nos quartos de final, o romano vai enfrentar um dos grandes favoritos ao título: o argentino Burruchaga (135.º), que no Masters 1000 de Roma superou a fase de qualificação e ainda venceu uma ronda. O filho do antigo campeão do mundo de futebol, Jorge Burruchaga, também ainda não perdeu qualquer set no Jamor e nesta jornada ultrapassou o talentoso japonês James Trotter (170.º) por 6-4 e 6-2. Leonardo Mayer, 21.º melhor do mundo em 2015, está no Estádio Nacional a acompanhar Burruchaga.

Quanto a Yibing Wu, antigo 54.º da hierarquia e vencedor do ATP de Dallas em 2023, joga a prova com ranking protegido face às inúmeras lesões dos últimos anos. O chinês de 25 anos (448.º), a competir apenas pela segunda vez em 2025, inverteu o espanhol Carlos Taberner (finalista de dois Challengers em Portugal, ex-top 100, atual 139.º) com os parciais de 3-6, 6-2 e 6-0 para atingir os primeiros quartos de final desde agosto de 2024.

Nessa fase, Wu, orientado pelo experiente Dante Bottini, terá pela frente Mitchell Krueger (151.º). O americano vinha de bater o principal favorito, Thiago Monteiro, e agora derrotou o qualifier espanhol Daniel Merida (335.º) por 3-6, 6-1 e 6-2.

O sétimo cabeça de série, o argentino Thiago Agustin Tirante (133.º), e o libanês Hady Habib vão igualmente protagonizar um embate da antepenúltima fase da competição. Tirante superou o compatriota Genaro Alberto Olivieri (286.º) por 6-3, 1-6 e 6-2; Habib bateu o lucky loser finlandês Eero Vasa (596.º) por 7-5 e 7-6(5).

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Total
0
Share
Vista geral sobre privacidade

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência de navegação. As informações são guardadas no seu browser e permitem reconhecer o seu regresso ao website, bem como ajudar a nossa equipa a perceber que secções acha mais úteis e interessantes.