Os portugueses Nuno Borges e Jaime Faria conheceram, no início de tarde desta quinta-feira, os respetivos trajetos no quadro principal de Roland-Garros, onde foram ambos sorteados na metade inferior.
Com entrada direta no quadro principal pelo terceiro ano consecutivo, Borges (41.º ATP) terá de aguardar pelo desfecho do qualifying para conhecer a identidade do primeiro adversário, que até poderá ser Henrique Rocha (201.º). O compatriota apurou-se, na manhã desta quinta-feira, para a derradeira ronda da fase de qualificação e procura a primeira presença da carreira em quadros principais.
Se for bem-sucedido, o maiato de 28 anos poderá encontrar Casper Ruud na segunda ronda. O norueguês (atual número sete mundial) foi finalista de Roland-Garros em 2022 e 2023 e há poucas semanas conquistou o maior título da carreira ao vencer o ATP Masters 1000 de Madrid.
Faria (115.º), que joga pela primeira vez o quadro principal um ano após ter sido travado na última ronda do qualifying, medirá forças com Jenson Brooksby (165.º).
O norte-americano de 24 anos chegou a ser 33.º em junho de 2022, mas enfrentou várias lesões que o levaram a cair no ranking. Já este ano viveu uma semana de sonho em Houston, onde chegou fora do top 500, e graças a sete vitórias consecutivas ergueu o primeiro título ATP da carreira, feito que lhe permitiu recuperar mais de 300 posições.
Caso repita o sucesso da Austrália, onde além do qualifying também superou a primeira ronda do quadro principal, Faria discutirá a passagem à terceira eliminatória ou com o norte-americano Sebastian Korda (23.º) ou com o italiano Luciano Darderi (45.º).