Maria Garcia venceu o duelo luso desta terça-feira e tornou-se na primeira jogadora “da casa” a inscrever o nome na segunda ronda do quadro principal de singulares do Montemor Ladies Open, ITF W50 que acontece até domingo em Montemor-o-Novo.
No regresso a Portugal para aproveitar a pausa letiva nos EUA, onde completou o primeiro ano na Universidade de Auburn e consumou a transferência para o Arizona), a jovem de 18 anos (1348.ª classificada no ranking WTA) levou a melhor sobre a compatriota Teresa Franco Dias (1377.ª), sete anos mais velha, com os parciais de 6-3 e 6-3.
Maria Garcia foi convidada pela organização para jogar o quadro principal da prova e disputou o primeiro encontro no circuito internacional desde outubro, quando encerrou uma série de três torneios consecutivos no Algarve.
Com a vitória desta terça-feira, a campeã nacional de sub 16 em 2021 e de sub 18 em 2023 tornou-se na primeira jogadora portuguesa a chegar à segunda ronda, em que terá pela frente mais uma compatriota caso Matilde Jorge (292.ª) confirme o estatuto de quarta cabeça de série frente à japonesa Akiko Omae (564.ª e ex-188.ª).
Analu Freitas (1200.ª) não resistiu à indiana Ankita Raina (314.ª cinco anos após ter sido 160.ª) e perdeu por 6-2 e 6-2 frente à sexta pré-designada.
Na quarta-feira, além de Matilde Jorge, também irão a jogo Francisca Jorge, Angelina Voloshchuk e a qualifier Inês Murta.