Uma lesão na perna obrigou Lorenzo Musetti a desistir em plena meia-final e enviou Carlos Alcaraz para a final de Roland-Garros, onde procura defender um título do Grand Slam pela segunda vez na carreira.
O espanhol já liderava por 4-6, 7-6(3), 6-0 e 2-0 quando a lesão na perna que obrigara o italiano a ser assistido por duas vezes encurtou o primeiro duelo da jornada em Paris.
Musetti aproveitou uma quebra de rendimento motivada pelos nervos para fazer a única quebra de serviço do primeiro parcial e ainda deu muito trabalho ao campeão em título no segundo, em que recuperou por duas vezes de um break de atraso (a 1-2 e 5-6) para forçar um tie-break.
Mas a reação do número dois mundial no tira-teimas permitiu-lhe igualar o encontro e revelou-se fundamental para o desenrolar do embate, pois Musetti claudicou fisicamente e, após duas assistências, acabou por criar um anticlimax ao abdicar da conclusão do duelo.
O italiano chegou a Paris na melhor forma e no melhor ranking (sétimo) da carreira, masa cabou por sucumbir fisicamente após ser finalista em Monte Carlo e semifinalista em Madrid e Roma.
Campeão em título, Carlos Alcaraz vai disputar, no domingo, a segunda final em Roland-Garros e a quinta em torneios do Grand Slam. Até ao momento, o tenista de Múrcia ainda não perdeu nenhuma decisão Major e será o favorito quer contra Jannik Sinner, quer contra Novak Djokovic, os protagonistas da sessão noturna desta sexta-feira.