Um dia após a derrota nas meias-finais do ATP 250 de Estugarda, Francisco Cabral apurou-se para a última ronda da fase de qualificação do ATP 500 de Halle, também na Alemanha, ao lado de Lucas Miedler.
Primeiros cabeças de série, o português e o austríaco (respetivamente 50.º e 55.º no ranking da especialidade) confirmaram o favoritismo contra o norte-americano Marcos Giron e o espanhol Pedro Martínez, dois jogadores de singulares, e venceram pelos parciais de 6-4 e 7-6(10).
Com quatro duplas, o qualifying de Halle terá apenas uma equipa vencedora e no domingo Cabral e Miedler vão discutir o apuramento com Andreas Mies (94.º e ex-número oito) e Patrick Zahraj (458.º). Os alemães receberam um wild card e levaram a melhor sobre os italianos Fabio Cobolli e Luciano Darderi por 7-6(3), 3-6 e 10-7.
Se forem bem-sucedidos, Cabral e Miedler jogarão pela primeira vez lado a lado um ATP 500. Este ano, o portuense já teve sucesso na categoria, ao registar três vitórias com Jean-Julien Rojer desde o qualifying até aos quartos de final no Rio de Janeiro, em fevereiro (terra batida).