Elise Mertens conquista primeiro título na relva em ‘s-Hertogenbosch

Depois de uma verdadeira obra de arte nas meias-finais, ao salvar 11 match points para afastar a russa Ekaterina Alexandrova (19.ª WTA), bicampeã em 2022 e 2023, Elise Mertens (25.ª) confirmou este domingo a conquista do WTA 250 de ‘s-Hertogenbosch. A belga assumia-se como favorita em relação à romena Elena-Gabriela Ruse (80.ª) em todos os aspetos e triunfou por 6-3 e 7-6(4).

As duas tenistas tinham um aspeto idêntico à partida para esta final: nunca nenhuma tinha chegado tão longe num torneio disputado em relva, sendo que o melhor resultado foram quartos-de-final para ambas. Por si só, as duas teriam já motivos para estarem satisfeitas com a semana nos Países Baixos, mas a oportunidade de fechar com a cereja no topo do bolo estava mesmo ao virar da esquina.

Terceira pré-designada, Mertens fez valer o estatuto perante a qualifier, mas teve muito trabalho pela frente. A tenista belga acabou o primeiro set em grande nível, com cinco jogos consecutivos para vencer o parcial. Contudo, para além de ter estado um break abaixo, a tenista de 29 anos teve de eliminar ainda dois break points para impedir que Ruse chegasse ao duplo break.

Na segunda partida, a romena voltou a ter as suas chances. Depois de recuperar de um break abaixo, Ruse teve dois set points na resposta a 5-4, mas Mertens prevaleceu e acabou por confirmar o triunfo num tiebreak onde venceu cinco dos primeiros seis pontos.

Olhando ao aspeto estatístico, salta de imediato à vista a eficácia de Elise Mertens nos pontos mais importantes. A belga converteu três das quatro chances para quebrar o serviço da adversária e Ruse, embora tenha tido facilidade em criar break points, não esteve à altura na hora da conversão (2/8).

No arranque da temporada de relva, Elise Mertens deixa ‘s-Hertogenbosch com o primeiro título da carreira na superfície e o décimo no geral, o segundo em 2025 — venceu em Singapura — e em três finais já jogadas na presente época. A ex-número 12 mundial tem prevista a subida de uma posição no ranking e vai assumir o 24.º lugar esta segunda-feira.

Para Elena-Gabriela Ruse, que atingiu a final na primeira ocasião em que jogou o quadro principal em ‘s-Hertogenbosch, encerra-se a seca de finais no circuito WTA (a última tinha sido em Cluj-Napoca, em 2023), mas prevalece a seca de títulos. Campeã em Hamburgo, em 2021, a romena não mais voltou a festejar uma vitória em provas WTA. A boa semana vai permitir-lhe, contudo, escalar 22 posições e chegar ao 58.º lugar na atualização desta segunda-feira, mais perto do 51.º posto que permanece como máximo de carreira.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Total
0
Share
Vista geral sobre privacidade

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência de navegação. As informações são guardadas no seu browser e permitem reconhecer o seu regresso ao website, bem como ajudar a nossa equipa a perceber que secções acha mais úteis e interessantes.